Portal IFNMG - Anunciados temas de conferências e debates do III Fórum Mundial de EPT Ir direto para menu de acessibilidade.
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Publicado: Sexta, 15 de Agosto de 2014, 10h21 | Última atualização em Sexta, 15 de Agosto de 2014, 10h26

 

A terceira reunião do Comitê Organizador do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) resultou na definição dos temas das conferências e debates do evento, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de maio de 2015, em Pernambuco.

O encontro, realizado nesta quarta (13) e quinta-feira (14), no Recife, reuniu 150 representantes de aproximadamente 80 instituições de todo o país (foto abaixo). Entre elas, o IFNMG, que agora, compõe também a Comissão Temática, com a técnica em Assuntos Educacionais da Pró-Reitoria de Ensino, Daniela Fernandes Gomes, além da Comissão de Mobilização, com a jornalista da Reitoria, Juliana Silveira Paiva.

Foi a partir do tema geral – “Diversidade, Cidadania e Inovação” – e dos três eixos temáticos, já deliberados na reunião anterior, que foi possível fechar a parte inicial da programação científica. No total, serão três grandes conferências, sendo cada uma delas desmembrada em dois debates.

 

 

No primeiro eixo – “(Bio) diversidade, Educação Profissional e Tecnológica: Desafios para o Desenvolvimento Humano" –, a conferência abordará “O debate na Educação Profissional e Tecnológica sobre as questões intergeracionais, de gênero, etnoculturais e ambientais". Já para o segundo eixo temático – “Cidadania e Trabalho: a Educação Profissional e Tecnológica e a transformação social no século XXI" -, o tema da conferência será “Direitos Humanos e cidadania: Desafios da Educação Profissional e Tecnológica”. No último eixo – "Inovação e Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica" -, a conferência tratará da ˜Importância da integração do ensino, pesquisa e extensão para promoção da inovação”.

Os participantes do Comitê Organizador receberam as boas-vindas da reitora do IFPE, Cláudia Sansil. “O Fórum proporciona a todos nós momentos prazerosos e profícuos para pensarmos a educação, o futuro do país e nossas relações humanas. Estamos de braços e corações abertos para receber as valorosas contribuições de todos os integrantes deste Comitê”, afirmou.

Participação

Os regulamentos das diversas atividades propostas pelo Fórum ainda serão construídos, mas os interessados em participar já podem ir se preparando. As possibilidades vão desde a apresentação de trabalhos na área de educação profissional e tecnológica, de cunho científico ou não, passando pelas atividades autogestionadas, feira de economia solidária ou até mesmo a inscrição como espectador.

Especificamente em relação às atividades autogestionadas, é bom os interessados saberem que elas só poderão ser inscritas pelas instituições que fazem parte do Comitê Organizador do Fórum, como é o caso do IFNMG. Trata-se de atividades de caráter técnico-científico, a exemplo de debates, oficinas, seminários e palestras, e atividades culturais.

As novidades quanto à organização do III Fórum Mundial de EPT podem ser acompanhadas via Facebook: https://www.facebook.com/fmept .

 

Programação

- EIXO 1 – Diversidade, Educação Profissional e Tecnológica: desafios para o Desenvolvimento Humano
. Conferência 1 – O debate na Educação Profissional e Tecnológica sobre as questões intergeracionais, de gênero, etnoculturais e ambientais
. Debate 1 – (Bio) Diversidade: a diversidade humana e sua relação com o meio ambiente
. Debate 2 – Pluralidade Cultural: diálogos sobre gênero, etnia e gerações

- EIXO 2 – Cidadania e Trabalho: a Educação Profissional e Tecnológica e a Transformação Social no Século XXI
. Conferência 2 – Direitos Humanos e Cidadania: Desafios para a Educação Profissional e Tecnológica
. Debate 3 - O debate sobre a inclusão social na Educação Profissional e Tecnológica
. Debate 4 – As condições cidadãs e a territorialização da Educação Profissional e Tecnológica no mundo do trabalho

- EIXO 3 - Inovação: Inclusão e Integração na Educação Profissional e Tecnológica
. Conferência 3 – A importância da integração do ensino, pesquisa e extensão para promoção da inovação
. Debate 5 – Desafios para formação de docentes na Educação Profissional e Tecnológica, incluindo a mediação tecnológica
. Debate 6 – Tecnologias Assistivas na Educação Profissional e Tecnológica

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