Portal IFNMG - Docente do IFNMG embarca para a Finlândia para Programa Professores do Futuro Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 11 de Agosto de 2014, 11h38 | Última atualização em Segunda, 11 de Agosto de 2014, 11h45

Na próxima quarta-feira, dia 13, o professor Hilton Galvão embarca para a Finlândia. Lotado no Câmpus Arinos e atual Assessor de Relações Internacionais do IFNMG, Hilton é um dos 32 pesquisadores brasileiros selecionados pela Chamada SETEC-MEC/CNPq Nº 15/2014 – Programa Professores do Futuro (Finlândia). Ele vai participar de capacitação consolidada a partir das experiências de educação profissional do modelo finlandês de pesquisa aplicada, que tem como base a interação com o setor produtivo.

Iniciativa do MEC e do CNPq, o programa propõe-se a apoiar projetos de pesquisa aplicada que contribuam para a capacitação dos professores com a concessão de bolsas de desenvolvimento tecnológico e inovação no exterior júnior (DEJ-CNPq).

No processo seletivo, o professor Hilton, graduado em Engenharia de Alimentos e doutor em Fitotecnia, apresentou um projeto voltado para a sustentabilidade de cadeia produtiva de frutas do cerrado por meio do apoio de um centro de desenvolvimento tecnológico e inovação. Além do projeto de pesquisa e avaliação do currículo, a comprovação de proficiência em Língua Inglesa foi necessária no processo seletivo.

O programa contempla uma primeira etapa na Finlândia, onde Hilton ficará até 22 de dezembro deste ano, com capacitação na Tampere University of Applied Sciences (TAMK). A etapa seguinte será no Brasil, de onde o professor será acompanhado a distância pelos instrutores finlandeses.

Para Hilton, a possibilidade de realizar uma capacitação em um país que é referência em educação e tecnologia, ocupando o primeiro lugar no mundo no índice PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), é empolgante. Principalmente se isso pode trazer resultados práticos para o IFNMG através do desenvolvimento de um projeto com tutoria dos finlandeses. “A expectativa é de, ao retornar ao Brasil, compartilhar as experiências adquiridas, por exemplo, na área de formação de professores para educação profissional, nos Câmpus do IFNMG, além de estabelecer diferentes parcerias com as instituições finlandesas", diz o professor.

Novas oportunidades

Segundo Hilton, a SETEC/MEC deverá lançar ainda neste semestre outras chamadas para capacitação de docentes no exterior, de curta duração (três meses). Entre os países em negociação estão Canadá, Alemanha, Estados Unidos e a própria Finlândia.

Em relação à proficiência em inglês, ele deixa como dica o curso da Plataforma My English Online - CAPES (acesse aqui o manual). Por enquanto o acesso à plataforma é exclusivo para professores dos Institutos Federais, pelo link http://meo.capes.gov.br/ .