Portal IFNMG - Câmpus Arinos recebe visita do Núcleo de Ações Inclusivas Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 11 de Agosto de 2014, 10h11 | Última atualização em Segunda, 11 de Agosto de 2014, 10h11

O Núcleo de Ações Inclusivas da Reitoria do IFNMG continua as visitas técnicas aos Câmpus e, no dia 29 de julho, esteve em Arinos.

Inicialmente, foi realizada reunião com os membros do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). Tratou-se de orientações e encaminhamentos voltados para o atendimentos aos alunos com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e com deficiência atendidos pelo núcleo.

Na sequência, ocorreu o encontro com os discentes da Unidade, quando foram abordados os limites e as possibilidades da inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar e no mundo do trabalho. A assistente social Simone Gomes falou sobre o histórico do Napne do Câmpus Arinos e a responsável pelo Núcleo de Ações Inclusivas, Aline Silvânia, fez o relato de sua trajetória acadêmica e profissional. Seguiu-se um momento de perguntas, com intensa participação de docentes e discentes, que puderam conversar sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiências, bem como as possibilidades para superar os desafios.

Houve, ainda, uma reunião com os professores e foi tratado o tema educação inclusiva no IFNMG, Napne e seu público-alvo. Foi a oportunidade, também, para esclarecer conceitos como transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, deficiência e tecnologia assistiva, e para expôr estratégias de atuação com alunos que apresentam essas especificidades. Os professores fizeram questionamentos e demonstraram estar sensibilizados com a educação pautada na inclusão.