Portal IFNMG - Divulgados títulos literários para o 1º Vestibular 2015 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 08 de Agosto de 2014, 11h38 | Última atualização em Sexta, 08 de Agosto de 2014, 11h40

A Coordenação de Ingresso do IFNMG divulgou hoje, dia 8, o nome das obras literárias indicadas para os candidatos do 1º Vestibular 2015, que selecionará alunos para cursos superiores. São eles: A hora da estrela, de Clarice Lispector; Hotéis à beira da noite, de Per Jonhs; Quase verbo, de Jurandir Barbosa; e Budapeste, de Chico Buarque de Holanda.

As inscrições do Vestibular estão previstas para acontecer no próximo mês de outubro, neste portal eletrônico.

As obras

As obras selecionadas trazem diferentes leituras com os seguintes temas em comum: a linguagem, a escrita (os processos narrativos e poéticos), os sujeitos dessas linguagens, os espaços e os deslocamentos e travessias desses sujeitos.

Na novela A hora da estrela, tem-se o deslocamento da personagem nordestina para o Rio de Janeiro pondo em evidência a nulidade social e a crise da linguagem como elementos que caracterizam essa personagem.

O romance de Per Jonhs, Hotéis à beira da noite, também explora os deslocamentos e a questão da identidade, a solidão e a condição humana, problematizando, ainda, a noção de lugar, entrelugar e o não lugar.

Em Quase verbo, o eu-lírico também problematizará o lugar do sujeito que escreve, as travessias pela metrópole e pelo interior, as cidades, enfim, o espaço geográfico e o textual.

Por fim, o romance Budapeste também envolve o tema da escrita, da autoria e os deslocamentos do personagem em diferentes espaços.

 

Fim do conteúdo da página