Portal IFNMG - Câmpus Montes Claros participa do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 04 de Agosto de 2014, 17h19 | Última atualização em Segunda, 04 de Agosto de 2014, 17h19

congresso

Uma caravana de discentes e professora do curso de Ciência da Computação participaram, entre os dias 28 a 31 de julho, de um dos maiores eventos de computação em território nacional, o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).

O CSBC é um evento realizado todo ano, com o objetivo de promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissionais da Computação. No evento, com uma frequência diária de mil participantes, entre pesquisadores, representantes da indústria, governo, professores e estudantes, são discutidos os últimos avanços científicos e tecnológicos e as tendências na área de Ciência de Computação e Informática.

A 34ª edição do CSBC foi realizada na cidade de Brasília, no Centro de Convenções Brasil 21. O evento contou com 19 eventos satélites de diversas temáticas, proporcionando aos participantes uma grande diversidade de palestras, sessões temáticas, painéis, comunicações oral, dentre outros.

Além da participação como ouvinte, a aluna do curso de Ciência da Computação, Keline Morais Balieiro, apresentou, no dia 31 de julho, quinta-feira, o artigo "Inclusão Digital de Mulheres no IFNMG Câmpus Montes Claros: um Relato de Experiência" (foto abaixo). Esse artigo também contou como co-autoria a professora substituta do Câmpus Salinas, Luana Balieiro, a assistente social, Alana Mendes, a psicóloga, Amanda Chaves, e a professora do Curso de Ciência da Computação e coordenadora do projeto, Luciana Balieiro, sendo essas últimas do Câmpus Montes Claros.

congresso1

O artigo foi um dos 26 trabalhos aprovados para comunicação oral, dos 154 artigos submetidos ao XXII Workshop sobre Educação em Computação (WEI), um dos eventos satélites. Houve também 18 artigos aceitos na forma de pôster. Segundo os organizadores, durante a abertura, o WEI é o maior evento satélite do CSBC, com o maior número de submissões de artigos completos.

Segundo a coordenadora do projeto e uma das autoras do artigo, a professora Luciana Balieiro, o projeto já rendeu vários trabalhos em eventos importantes regionalmente, mas a aceitação do artigo em um evento dessa magnitude vem valorizar e premiar o resultado e análise de todas as etapas do curso de extensão, desde o planejamento até a avaliação. Ainda ressaltou que os presentes, durante a apresentação do artigo, elogiaram a iniciativa local do câmpus.

A professora agradeceu o apoio da Direção do câmpus e da Coordenação de Extensão que foram essenciais para viabilizar tanto a realização do projeto quanto a participação no evento.

Para a discente Keline, participar do CSBC/2014 foi uma grande oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a área, saber o que as pessoas estão fazendo, além do contato com outros acadêmicos e profissionais. Mas sem dúvidas, a melhor experiência, segundo ela, foi apresentar um artigo completo em um evento tão importante na área da computação e estar entre os melhores trabalhos. Ela afirma que se dedicou para fazer boa apresentação, recebendo vários elogios e incentivos para continuar no projeto e também na computação.

Para o discente Luis Eduardo, o evento foi bastante proveitoso e impressionante pela quantidade de atividades interessantes acontecendo simultaneamente. Ele achou muito legal conversar com tantos profissionais bem-sucedidos em diversas áreas, despertando a vontade de se dedicar mais nos estudos e na participação em eventos para estar entre eles futuramente.

Mais informações e notícias sobre o evento podem ser consultadas no sítio http://csbc2014.cic.unb.br/.

Fim do conteúdo da página