Portal IFNMG - Em clima de acolhimento, 15 professores tomam posse Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 31 de Julho de 2014, 11h57 | Última atualização em Sexta, 01 de Agosto de 2014, 07h40

Quinze dos 26 candidatos nomeados neste mês para as vagas de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFNMG (foto acima) participaram ontem, dia 30, da posse coletiva realizada no Câmpus Montes Claros, durante o Seminário de Integração de Novos Servidores.

Foi o caso de Alberto Alexandre Assis Miranda, da área de Ciência da Computação, empossado como professor do Câmpus Montes Claros. Ele considerou a iniciativa positiva pela praticidade, tanto do ponto de vista dos esclarecimentos sobre os trâmites burocráticos da posse e entrada em exercício quanto da apresentação de informações sobre o Instituto, que ele dizia ainda conhecer pouco.

Igor Antônio Tolentino Narciso, da área de Engenharia Civil, tomou posse como professor do Câmpus Pirapora, e foi acompanhado dos pais, Gessy e Gilvan. Ele, que também admitiu não conhecer bem o IFNMG, levou ao evento suas expectativas em relação à Instituição e também à carreira acadêmica, que será igualmente nova.

Boas-vindas

As expectativas, no entanto, não eram apenas da parte dos recém-empossados. Todos os servidores do IFNMG aguardavam, ansiosamente, a chegada desses 15 colegas e de outros que deverão tomar posse ainda este ano, seja como professores ou técnico-administrativos. Foi o que ficou claro na fala de todos os gestores – reitor, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais de câmpus - durante o evento. “Vocês têm a missão de nos ajudar a avançar”, disse o diretor de Gestão de Pessoas, professor Rafael Farias Gonçalves.

“Nosso desafio é imenso, é sempre bom quando chega mais gente”, acrescentou o reitor, professor José Ricardo Martins da Silva, lembrando a meta do Instituto de chegar aos 184 municípios de sua área de abrangência – atualmente, entre as unidades de ensino presencial e os polos de apoio presencial dos cursos a distância, já são mais de 90 cidades atendidas.

Em seu discurso (foto abaixo), antes da posse dos novos professores, o reitor fez um alerta sobre a responsabilidade que eles assumiriam perante a sociedade dali a alguns instantes, ao se tornarem servidores públicos: “Temos que carregar a designação de servidores públicos federais com muito brio. Ser servidor público é uma entrega”.

Exercício

Os professores terão até 15 dias, contados da posse, para entrarem em exercício em seus câmpus de lotação. Os outros nove candidatos nomeados para os cargo de professor deverão tomar posse até o final do prazo previsto por lei – de 30 dias após o ato de nomeação – na Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), na Reitoria, em Montes Claros.

Segundo o professor Rafael Gonçalves, a DGP deverá priorizar esse modelo de posse coletiva para os próximos processos de ingresso de servidores no IFNMG.

Confira a lista dos novos professores, com área de atuação e câmpus:

. Alberto Alexandre Assis Miranda - Ciência da Computação: Análise de Algorítmos - Montes Claros

. Bergston Luan Santos - História - Salinas

. Daniel Rocha Silva - Administração de Materiais - Arinos

. Edna Guiomar Salgado Oliveira - Didática e Fundamentos da Educação - Salinas

. Gabriel Pereira Lopes - Biologia - Araçuaí

. Guilherme Mendes de Almeida Carvalho - Biologia - Araçuaí

. Gustavo Leal Teixeira - Língua Inglesa - Almenara

. Igor Antônio Tolentino Narciso - Engenharia Civil - Pirapora

. Joyce Meira da Silva França - Ciência da Computação: Inteligência Artificial - Almenara

. Luana Aparecida Matos Leal - Língua Portugues - Almenara

. Luiz Fernando Oliveira Maia - Química - Araçuaí