Portal IFNMG - Mobilidade Internacional: Alunos interessados em bolsas de estudos em Portugal devem inscrever-se até dia 17 Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 16 de Junho de 2014, 08h19 | Última atualização em Segunda, 16 de Junho de 2014, 08h19

banner ipb2

Alunos dos cursos de graduação dos Câmpus Januária e Salinas podem candidatar-se, até 17 de junho, ao programa Auxílio para Mobilidade Estudantil Internacional do IFNMG, que vai oferecer duas bolsas – sendo uma para cada câmpus - para custear despesas de intercâmbio de um semestre letivo (15/09/2014 a 14/02/2015) no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

Para se inscrever no programa, é necessário ter cursado, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% da carga horária total do curso, no momento do início previsto da viagem de estudos. Deve também o aluno possuir rendimento acadêmico igual ou superior a 70%.

O edital está restrito à participação de alunos dos Câmpus Januária e Salinas porque os mesmos são os únicos do IFNMG, no momento, em condições de atender aos termos do convênio estabelecido com o IPB.

Antes de iniciar o processo de inscrição, o candidato, sob supervisão e orientação do coordenador do curso ou professor orientador, deverá pesquisar no sítio eletrônico do IPB se a instituição de ensino oferta cursos de graduação iguais ou correlatos ao seu, para, assim, escolher a área pretendida. Mais informações em: http://portal3.ipb.pt/index.php/pt/portalcandidato/licenciaturas

Bolsa

O valor total por aluno correspondente ao auxílio instalação será equivalente a € 3.000,00 (três mil euros) em moeda nacional para o período em que estiver em intercâmbio (cinco meses), ou seja, € 600,00 (seiscentos euros) mensais. Também serão disponibilizadas pelo IFNMG as passagens aéreas de ida e volta para Portugal.

A alimentação será assegurada, gratuitamente pelo IPB, de segunda a sábado (almoço e jantar) de 15/09/2014 até 23/12/2014 e de 04/01/2015 até 14/02/2015, sendo que no período de 24/12/2014 a 04/01/2015, o refeitório estará fechado, ficando as despesas com alimentação às expensas do aluno. O IPB não oferece o café da manhã, que ficará por conta do estudante. O alojamento é garantido, gratuitamente, pelo IPB, do dia 15/09/2014 até o dia 14/02/2015, data de retorno do estudante ao Brasil.

Inscrição

Para candidatarem-se às bolsas, os estudantes devem entregar a documentação exigida (conforme orientações do edital), no setor de protocolo de seus câmpus, das 8h às 11h e das 14h às 17h, até 17 de junho. O material deve ser encaminhado à Assessoria de Relações Internacionais do IFNMG, que é responsável, juntamente com a Pró-Reitoria de Ensino, pelo edital de mobilidade estudantil.

O processo seletivo utilizará os seguintes instrumentos de avaliação: análise da documentação e homologação das inscrições, avaliação de currículo e do rendimento acadêmico do aluno. A divulgação do resultado final dos alunos selecionados para o intercâmbio de estudos sairá até o dia 4 de julho.

Acesse aqui o Edital nº. 169/2014, de Auxílio para Mobilidade Estudantil Internacional.

Mais informação na Assessoria de Relações Internacionais, com o professor Hilton Lopes Galvão, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.