Portal IFNMG - Câmpus Arinos tem dia de festa, com inaugurações, Pronatec e Mulheres Mil Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 13 de Junho de 2014, 11h32 | Última atualização em Sexta, 13 de Junho de 2014, 12h01

pronatec

Encontro reuniu representantes do Pronatec em Arinos e cidades da região

O dia 10 de junho foi de festa no Câmpus Arinos. A Unidade, que recebeu a visita de autoridades e da comunidade local para inaugurar várias obras, discutir sobre a atuação regional do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e festejar com as concluintes de curso ofertado pelo Mulheres Mil.

O reitor do IFNMG, José Ricardo Martins da Silva, e o  pró-reitor de Administração, Edmilson Tadeu Cassani, participaram da programação, que começou com a abertura do Encontro Regional do Pronatec. O evento reuniu cerca de 300 pessoas, incluindo representantes regionais do programa, das cidades de Arinos e distrito de Sagarana, Buritis, Formoso, Unaí, Urucuia e Riachinho.

Entre os cursos ofertados nesses municípios, estão os de Agricultor familiar, Cuidador infantil, Vendedor, Apicultor, Horticultor, Operador de computador, Auxiliar administrativo, Domador de cavalos, Manicure, Pedicure, Cabelereiro, Massagista, Marceneiro, Cuidador de idoso, Libras, Auxiliar financeiro, Recepcionista e Espanhol Básico.

obras

Diretor-geral do Câmpus Arinos, Elias Rodrigues de Oliveira Filho, e reitor em inauguração

Na sequência, houve a inauguração de várias obras concluídas no Câmpus, como o próprio auditório, onde acontecia o Encontro Regional do Pronatec (veja relação de obras inauguradas abaixo). Entre elas, duas vinham sendo muito aguardadas pelos alunos: as reformas do residencial e do refeitório. Ambos atenderão, gratuitamente 60 alunos internos. Além disso, alunos em regime de semi-internato também serão atendidos pelo refeitório.

obras1

Reforma do refeitório era muito aguardada pelos alunos do Câmpus Arinos

Mulheres Mil

mulheres mil

Alunas do Mulheres Mil comemoram conclusão do curso de Doméstica Empreendedora

À noite, o reitor José Ricardo Martins da Silva presidiu a solenidade de certificação das concluintes do curso de Doméstica Empreendedora, do Programa Mulheres Mil. Noventa mulheres concluíram o curso. Mulheres como D. Maria, 60 anos, que tinha o desejo de voltar a estudar, depois de mais de 50 anos longe da escola, desejo de recuperar o tempo perdido. “E para que o sonho de tantas outras Marias possam se realizar é necessário o direito à educação, acessibilidade e permanência”, lembrou a supervisora do Programa no Câmpus Arinos, Maria Antônia de Oliveira Alves.

mulheres mil2

O Mulheres Mil, que iniciou suas atividades no Câmpus Arinos em setembro de 2013, é um programa voltado para a educação e inclusão social, tratando diretamente com a mulher, que influencia toda a família, com seu exemplo, proporcionando, assim, uma transformação social em cadeia.

Obras inauguradas

- Construção de quadra poliesportiva e campo de futebol;
- Reforma do refeitório e residencial;
- Pavimentação asfáltica e calçadas;
- Construção de auditório:
- Urbanização de praças;
- Construção de almoxarifado;
- Reestruturação da estufa agrícola.