Portal IFNMG - Instituto integra plataforma para pesquisas sobre bioquerosene para aviação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 09 de Junho de 2014, 10h41 | Última atualização em Segunda, 09 de Junho de 2014, 10h42

Edmilson Cassani (ao centro) assinou memorando de entendimento pelo IFNMG, durante evento com primeiro "voo verde" (Foto: Carlos Alberto / Imprensa MG)

O IFNMG é uma das instituições integrantes da plataforma institucional que vai desenvolver e efetivar atividades e projetos colaborativos para consolidação do Programa Mineiro de Desenvolvimento da Cadeia de Valor de Bioquerosene para Aviação, Biocombustíveis e Renováveis, lançado pelo governo do Estado de Minas Gerais em março deste ano.

O envolvimento do Instituto com o projeto foi concretizado no último dia 5, quando o reitor substituto, professor Edmilson Tadeu Cassani, assinou o Memorando de Entendimento, juntamente com representantes do governo de Minas, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).  

O objetivo é que sejam desenvolvidas em conjunto, pelas instituições participantes, pesquisas sobre biomassas, rotas tecnológicas para produção de biocombustíveis e criação de um centro de referência para certificação de biocombustíveis.

Durante o evento de assinatura do memorando, uma aeronave da empresa aérea Gol foi abastecida com uma mistura de biocombustível, no hangar do Centro de Manutenção da companhia, no entorno do Aeroporto de Confins, para realização do primeiro “voo verde” do projeto.

Fim do conteúdo da página