Portal IFNMG - Inscrições para bolsas do Programa Jovens Talentos para a Ciência começarão em 5 de junho Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 03 de Junho de 2014, 08h51 | Última atualização em Terça, 03 de Junho de 2014, 08h56

Estarão abertas das das 10h do dia 5 de junho às 23h59 do dia 20 de junho as inscrições de estudantes do IFNMG interessados em concorrer ao Programa Bolsa Jovens Talentos para a Ciência (PJT-IC). As inscrições devem ser realizas pelos endereço eletrônico http://www.capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/jovens-talentos-para-a-ciencia .

O programa de incentivo à iniciação científica Jovens Talentos para a Ciência, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é destinado a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento. Mas, para concorrer às bolsas, é necessário atender os requisitos relacionados pelo edital (veja lista abaixo).

O PJT-IC tendo como objetivo preparar os estudantes para participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Capes, Programa Ciência sem Fronteiras ou Programas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), ou outros de iniciativa da Instituição.

Os estudantes que se inscreverem serão selecionados por meio de prova de conhecimentos gerais aplicada pela Capes, no dia 14 de setembro de 2014.

Os bolsistas terão obrigações como dedicar-se às atividades previstas no plano de trabalho e participar de atividades complementares oferecidas pela Instituição, a exemplo de seminários e palestras. As bolsas de iniciação científica, a serem implementadas a partir de janeiro de 2015, terão duração de 12 meses.

Requisitos para candidatura dos estudantes

1) Estar regulamente matriculado em curso de graduação na modalidade presencial;

2) Ter concluído o ensino médio no final de 2012 ou 2013 e ter ingressado na primeira graduação no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014;

3) Não possuir vínculo empregatício;

4) Não acumular a Bolsa do Programa Jovens Talentos para a Ciência com bolsas de estudos de outros Programas da Capes ou do CNPq ou de outras instituições Nacionais ou Internacionais;

5) Não estar em débito, de qualquer natureza, com a Capes, CNPq ou outras agências ou
instituições de fomento à pesquisa;

6) Não ter sido bolsista da Capes, CNPq ou outras agências públicas, na mesma modalidade de bolsa.

Para mais informações, consulte o edital.