Portal IFNMG - Inscrições abertas para o programa Mobilidade Estudantil Internacional Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 28 de Maio de 2014, 17h13 | Última atualização em Segunda, 02 de Junho de 2014, 10h52

banner ipb2

Divulgado nesta quarta-feira, 28 de maio, por meio da Assessoria de Relações Internacionais e da Pró-Reitoria de Ensino, o edital do programa Auxílio para Mobilidade Estudantil Internacional, voltado a estudantes de cursos superiores do IFNMG no âmbito dos Câmpus Januária e Salinas.

O presente edital objetiva auxiliar aos discentes de cursos de graduação participantes do Programa Mobilidade Estudantil, no repasse financeiro para custear suas despesas, em forma de auxílio instalação, para intercâmbio de um semestre letivo (15/09/2014 a 14/02/2015), durante o período de vínculo temporário com o Instituto Politécnico de Bragança - IPB de acordo com convênio firmado com o IFNMG.

Este Edital está restrito à participação de alunos de curso superior apenas dos Câmpus Januária e Salinas porque os mesmos são os únicos Câmpus do IFNMG, no momento, em condições atender aos termos do Convênio estabelecido com o IPB para intercâmbio de estudantes (Termo de Convênio disponível no Portal do IFNMG).

Para se inscrever no programa, é necessário estar regularmente matriculado em algum curso de graduação ministrado pelos Câmpus Januária ou Salinas1, bem como ter cursado, no mínimo, 20 % (vinte por cento) e no máximo 80 % (oitenta por cento) da carga horária total de seu curso de graduação, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente, no momento do início previsto da viagem de estudos. Cabe também ao aluno possuir rendimento acadêmico (CRA) igual ou acima de 70% (item eliminatório).

O número de vagas disponível será de 02 (duas) para este Edital, sendo 01 (uma) vaga para o Câmpus Januária e 01 (uma) vaga para o Câmpus Salinas. O valor total por aluno correspondente ao auxílio instalação será equivalente a € 3.000,00 (três mil euros) em moeda nacional para o período em que estiver em intercâmbio (cinco meses), ou seja, € 600,00 (seiscentos euros) mensais. Também serão disponibilizadas pelo IFNMG as passagens aéreas de ida e volta para o país de destino.

A alimentação será assegurada, gratuitamente pelo IPB, de segunda a sábado (almoço e jantar) de 15/09/2014 até 23/12/2014 e de 04/01/2015 até 14/02/2015, sendo que no período de 24/12/2014 a 04/01/2015, o refeitório estará fechado ficando as despesas com alimentação a expensas do aluno. O IPB não oferece o café da manhã que ficará por conta do estudante. O alojamento é garantido, gratuitamente pelo IPB, do dia 15/09/2014 até o dia 14/02/2015, data de retorno do estudante ao Brasil.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

ATENÇÃO: antes de iniciar seu processo, cada candidato, sob supervisão e orientação do coordenador do curso ou professor orientador, deverá pesquisar no sitio do Instituto Politécnico de Bragança – IPB se possuem cursos de graduação iguais ou correlatos ao seu para, assim, escolher a área pretendida. Informações:  http://portal3.ipb.pt/index.php/pt/portalcandidato/licenciaturas

Em Portugal, o grau de licenciado é o grau acadêmico conferido na sequência da conclusão de um 1.º ciclo de estudos superiores, com 6 semestres de duração podendo ter, em determinados casos,7 ou 8 semestres de duração. Inclui diversos cursos superiores conforme observado no link disponível.

A apresentação das candidaturas ao programa podem ser feitas a partir de 29 de maio até o dia 17 de Junho, mediante apresentação da seguinte documentação:

a) Comprovante de matrícula oficial, emitido pela Secretaria de Registros Acadêmicos do Câmpus do candidato;

b) Cópia do CPF, RG e quitação eleitoral (disponível em: www.tre-sp.jus.br), além de quitação com o serviço militar (sexo masculino);

c) Carta de motivação do aluno expondo as razões pelas quais o mesmo tem interesse em realizar o intercâmbio, suas qualidades e destaque como aluno (Anexo I);

d) Carta de recomendação de um professor ou coordenador do curso o qual o aluno se encontra matriculado, expondo os motivos pelos quais recomenda a ida desse aluno (Anexo I);

e) Carta de Compromisso e Aceite de um professor do curso de graduação do candidato, comprometendo-se a ser orientador do referido aluno, durante seu período de intercâmbio, a fim de acompanhar, via internet, o andamento do mesmo, durante suas atividades (Anexo I);

f) Curriculum Lattes comprovado de acordo com barema;

g) Histórico Escolar ou Ficha Acadêmica do estudante, emitida pela Secretária de Registros Acadêmicos do Câmpus, que comprove o atendimento aos requisitos dos candidatos;

h) Ficha de Inscrição preenchida e assinada pelo candidato e pelo professor orientador  (ANEXO I);

Observação: A documentação necessária para participação do presente Edital deverá ser entregue, via material impresso em envelope lacrado, para Assessoria de Relações Internacionais, no setor de PROTOCOLO do Câmpus, no período de 29/05/2014 a 17/06/2014, das 8h00 às 11h00 e 14h00 as 17h00, constando na capa do Envelope:

IFNMG – Assessoria de Relações Internacionais - Reitoria
Edital Nº 169/2014 – Auxílio Mobilidade Acadêmica Internacional
Nome completo do candidato:
Campus de origem:
Curso:

Conforme o cronograma do edital, a divulgação do resultado final dos alunos selecionados para o intercâmbio de estudos sairá até o dia 04 de Julho.

Acesse aqui o Edital Nº. 169, de Auxílio para Mobilidade Estudantil Internacional.

Informações para contato:
IFNMG