Portal IFNMG - Presidenta recebe proposta de ações para a Rede Federal Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 22 de Maio de 2014, 08h12 | Última atualização em Segunda, 26 de Maio de 2014, 18h22

Um documento com propostas de ações para a educação profissional e tecnológica foi entregue à presidenta Dilma Rousseff pelo presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Luiz Augusto Caldas Pereira, em reunião com reitores e dirigentes da Rede realizada ontem, dia 21, no Palácio do Planalto, em Brasília. O reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, estava presente na reunião.

Considerando a consolidação das políticas de formação profissional e o alcance das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE), o documento propõe a expansão da Rede dentro de uma estratégia de territorialização, a partir da construção de 210 novas unidades.

“Queremos, com isso, fortalecer as cidades pequenas e médias fora do alcance dos centros dinâmicos e das unidades já instaladas, a partir de um projeto de qualificação profissional e educação para o trabalho que priorize a inclusão social e a redução das desigualdades regionais”, enfatiza o presidente do Conif.

O envolvimento dos institutos federais nas políticas de inovação, com destaque para os Polos de Inovação, é uma das iniciativas propostas pelo Conselho, bem como reforçar a pesquisa, o desenvolvimento de tecnologias sociais e de aplicação aos pequenos e médios empreendimentos como forma de elevar o potencial de geração de trabalho e renda.

Também são propostas: superar um milhão de matrículas em cursos técnicos; ampliar a oferta de vagas para jovens e adultos; institucionalizar a Educação a Distância; aperfeiçoar tecnologias educacionais e objetos de aprendizagem; aumentar a oferta de Licenciaturas, inclusive àquelas específicas à educação profissional; e fortalecer as ações de internacionalização da Rede Federal.

O documento foi entregue à presidenta; ao ministro da Educação, Henrique Paim; e ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina, que reforçou o interesse em construir agenda conjunta com os institutos federais.

Durante a reunião, Paim apresentou dois Decretos que atendem a reivindicações antigas do Conif e serão assinados pela presidenta nos próximos dias: o primeiro amplia o banco de professores equivalentes de institutos federais; e o outro possibilita a ampliação dos códigos de vagas aos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e ao Colégio Pedro II.

Também participaram do encontro o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Aléssio Trindade de Barros; e dirigentes da Setec.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif