Portal IFNMG - Mais de 300 pessoas participaram de audiência pública em Janaúba Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 20 de Maio de 2014, 15h47 | Última atualização em Quinta, 22 de Maio de 2014, 07h53

Público lotou o Centro Cultural Marly Sarney

Cerca de 330 pessoas, entre autoridades e comunidade de Janaúba e região, participaram da audiência pública realizada pelo IFNMG na cidade, na noite da última sexta-feira, dia 16. Na pauta, a implantação do Câmpus Avançado.

Uma grata satisfação para os organizadores do evento, tanto da parte do IFNMG quanto da Prefeitura Municipal, que puderam ter o retorno da comunidade local, com expectativas e dúvidas, em relação à nova unidade do Instituto. “A participação da comunidade é imprescindível para que a Instituição conheça seus anseios e as necessidades da região”, avalia o diretor de Ensino, professor Ricardo Magalhães Dias Cardozo, que fez uma das apresentações do IFNMG durante a audiência.

Na plateia, formada principalmente por estudantes, profissionais de educação, servidores públicos e profissionais autônomos, a maior parte das dúvidas giravam em torno dos cursos presenciais que serão ofertados na cidade.

Definição que levará em conta os resultados da pesquisa realizada pela internet, cujos resultados foram apresentados na audiência. Durante o período em que esteve aberto, entre os dias 4 de abril e 11 de maio, o formulário eletrônico foi respondido por 1.072 pessoas. Entre os cursos técnicos mais cotados, segundo a pesquisa, estão os relacionados à área de serviços.

Apesar de cinco cursos técnicos terem empatado em primeiro lugar, com 4% das indicações da pesquisa (veja gráfico abaixo), dois deles saem na frente com grandes chances de serem realmente implantados: técnico em Informática e em Administração. Isso porque, além da demanda e dos anseios da comunidade, captados pela pesquisa, também estão sendo levados em consideração a infraestrutura e os recursos humanos disponíveis para a instação e funcionamento do Câmpus Avançado Janaúba, e a oferta de cursos por outras instituições de ensino da região.

Outras dúvidas

Além das dúvidas sobre os cursos a serem implantados no Câmpus, os presentes também manifestaram interesse em saber sobre as formas de ingresso na Instituição, adoção do sistema de cotas, atendimento a pessoas com necessidades especiais, assistência estudantil, seleção de profissionais para trabalhar no Instituto, possibilidades futuras de oferta de cursos superiores, entre outros.

Entre as entidades representadas na audiência, merecem destaque: Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Janaúba, Superintendência Regional de Ensino, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Polícia Rodoviária Federal, Associação Comercial e Empresarial de Janaúba, Emater - MG, Caixa Econômica Federal e Banco Itaú, OAB-MG, Lions Clube e Fundação de Assistência Social de Janaúba.

Câmpus Avançado

Como Câmpus Avançado, a unidade de Janaúba terá vinculação administrativa com a Reitoria do IFNMG e será destinada ao desenvolvimento da educação profissional por meio de atividades de ensino e extensão, prioritamente por meio da oferta de cursos técnicos e de formação inicial e continuada. O início de funcionamento do Câmpus está previsto para 2015, com três cursos técnicos.

A previsão da Prefeitura Municipal de Janaúba, responsável pelas obras no prédio que vai abrigar o IFNMG, é de que a a estrutura física estará pronta no próximo mês de julho.

Enquanto aguarda os últimos ajustes no prédio, o IFNMG reforçará sua presença em Janaúba já no segundo semestre deste ano, com cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), além de manter a oferta de cursos técnicos a distância pelo polo de apoio presencial sediado na cidade.

Reitor discursa durante audiência pública