Portal IFNMG - II Escola de Verão em Computação Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2014, 13h40 | Última atualização em Segunda, 10 de Março de 2014, 08h50

minicursos-foto1

Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, aconteceu a segunda edição da Escola de Verão, fruto de uma parceria entre professores e alunos do Departamento de Ciências da Computação da UNIMONTES e do IFNMG - Campus Montes Claros. A programação contou com minicursos, oficinas, coding dojo, palestras e mesa-redonda. O evento, que contou com o   apoio da FAPEMIG, teve como tema "Mercado, Governo e Academia".

As atividades se iniciaram na segunda-feira, dia 17, com minicursos durante o dia e coding dojo à noite. A abertura oficial ocorreu na quarta-feira, dia 19, na Unimontes, com a presença do Diretor Geral do IFNMG Campus Montes Claros, Professor Nelson Licínio Campos de Oliveira e do Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da UNIMONTES, Professor Guilherme Barbosa Vilela. Após a abertura, ocorreu a palestra "Aprendendo a Aprender", proferida por Fábio Akita, que é co-fundador da boutique de software Codeminer 42; co-organizador da Rubyconf Brasil, juntamente com a Locaweb, e ativista de Ruby on Rails.

Na quinta-feira durante o dia, no IFNMG Campus Montes Claros, aconteceu um "Bate-papo sobre Experiências com Software Livre", com Gustavo Noronha, desenvolvedor oficial do Projeto Debian e colaborador do GNOME. À tarde, aconteceram as Lightning Talks, nas quais os alunos se inscreveram para apresentar seus trabalhos sobre temas diversos da área. A palestra "Como funciona o projeto WebKit", ministrada por Gustavo Noronha e a mesa redonda "Vivências no exterior", ocorreram à noite. Essa última foi mediada pelo Professor Renato Dourado Maia e pelo discente da UNIMONTES Carlos Henrique Miranda Rodrigues, que compartilhou sua experiência durante o programa Ciência sem Fronteiras.

No encerramento,  Lucas Romão, profissional nacionalmente conhecido por sua experiência na área, ministrou palestra sobre o "Windows Azure" e sobre cloud computing.

palestras-foto2

Em todos os dias, houve a presença de um grande público, com destaque para as caravanas do IFNMG Campus Almenara e Campus Araçuaí, além do Pronatec de Francisco Sá. A adesão da comunidade acadêmica e profissional ao evento demonstra a sua relevância para a área.

publico-foto3