Portal IFNMG - Campus Januária realiza fórum de economia solidária e inaugura incubadora de cooperativas Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2013, 14h37 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2013, 15h41

Professor Kleber discursa na solenidade de abertura do Fórum

Aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro, o I Fórum Intermunicipal de Economia Solidária da Microrregião de Januária. O evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas, representando 26 comunidades da microrregião de Januária.

No primeiro dia, aconteceram três oficinas: Propaganda e Marketing, ministrada pelo professor do IFNMG Paulo Veloso, Processamento de Frutos do Cerrado, ministrada por Dona Vicentina (Tina), e Produção e Comercialização, ministrada pelo professor Kleber Carvalho dos Santos, diretor de Extensão do IFNMG.

À noite, foi realizada a cerimônia de abertura oficial do Fórum, com a participação de integrantes da comissão organizadora e autoridades, além da conferência “Economia Solidária no Brasil: desafios e perspectivas”, proferida por Carlos Frederico Moura, representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em sua fala, o coordenador da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos da Economia Solidária (Incubatecs) - que seria inaugurada no dia seguinte -, professor André Aristóteles, destacou: “Nós aqui na frente somos agentes públicos e, enquanto tais, devemos nos lembrar da responsabilidade que temos para com a sociedade e sua transformação social”. Ao falar sobre a inauguração da Incubatecs, ele enfatizou ao participantes: “a Incubatecs, sendo um equipamento público, deve ser apropriada por vocês e por toda a comunidade”.

O professor Kleber Carvalho, na ocasião representando o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, falou da importância do projeto para fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão no trabalho com as comunidades.

Incubatecs

O destaque do segundo dia da programação foi a solenidade de inauguração, no IFNMG-Câmpus Januária, da Incubatecs, que tem o financiamento do Governo Federal através da SENAES/MTE.

Em sua fala, o diretor-geral do Câmpus Januária, professor Cláudio Roberto Ferreira Mont’Alvão, ressaltou a importância da incubadora para fortalecer o trabalho de extensão com trabalhadores e trabalhadoras de Januária e região. O professor Kleber enfatizou que a relevância desse projeto está em aproximar a comunidade do IFNMG. O prefeito municipal, Manoel Jorge, também destacou a importância do projeto e colocou a Prefeitura à disposição para colaborar. O professor André Aristóteles falou da missão da Incubatecs: mobilizar, organizar, formar e assessorar trabalhadoras e trabalhadores na perspectiva da economia solidária, organizando-os em cooperativas ou associações, fortalecendo e aperfeiçoando a gestão, produção e comercialização dos produtos e/ou serviços para que isso possa refletir em uma vida mais digna para as pessoas.

Após a solenidade, os presentes foram até a sede da Incubatecs, que funcionará no prédio onde também funciona o Posto de Vendas do Câmpus (antiga Cooperativa).

Feira de Economia Popular Solidária aconteceu paralelamente ao Fórum

A programação do segundo dia do I Fórum Intermunicipal de Economia Solidária da Microrregião de Januária também incluiu uma Roda de Diálogo sobre Economia Solidária, conduzida por Rodrigo Pires, da Cáritas Estadual, e a oferta de cinco oficinas: Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários, ministrada pelo professor André Aristóteles; Informática Aplicada, pelo professor Petrônio Cândido de Lima e Silva (IFNMG);  Contabilidade e Finanças, pelo professor Eduardo Cabral (IFNMG); Produção Agroecológica, pela professora Tatiana Tozzi (IFNMG); e Elaboração de Projetos para Captação de Recursos, pelo professor Kleber Carvalho.

Paralelamente ao Fórum, foi realizada a Feira de Economia Popular Solidária.

A Comissão Organizadora do Fórum e Feira foi constituída pela Incubatec, Cáritas Diocesana, Grupo PET-ADM (IFNMG-Câmpus Januária) e representantes de empreendimentos da economia solidária.

Capacitação - Parte da equipe técnica e dos estagiários da Incubatecs participou, nos dias 20 e 21 de novembro, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), de uma capacitação sobre Metodologia de Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários, ministrada pela equipe técnica da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares daquela Universidade (ITCP/UFV). No próximo dia 13, toda a equipe técnica e os estagiários terão uma nova capacitação, dessa vez sobre Metodologia de Abordagem de Comunidades” a ser ministrada pela Cáritas Diocesana de Januária.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/januaria