Portal IFNMG - Aluno do Câmpus Salinas é aprovado em dois programas de mestrado Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2013, 14h11 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2013, 14h11

Felipe: interesse pela pesquisa desde o início da graduação

O acadêmico do 8° período de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFNMG-Câmpus Salinas Felipe Augusto Soares foi aprovado em dois programas de mestrado em universidades públicas: no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, na área de Parasitologia, pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na área de Biologia e Conservação.

Ao longo de sua vida acadêmica, Felipe foi bolsista de iniciação científica por três anos consecutivos, sendo bolsista da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibi). No ano de 2011, foi orientado pelo professor Leonardo Lara e Lanna e, nos anos 2012 e 2013, realizou seus projetos sob orientação do professor Filipe Vieira Santos de Abreu.

No II Simpósio de Iniciação Científica do IFNMG, realizado neste ano, Felipe teve seu trabalho “Estudo do comportamento de oviposição do mosquito Aedes aegypti em dois bairros de Salinas – MG e sua importância epidemiológica nas ações de combate à dengue” premiado como melhor trabalho na área de saúde.

Em seu último ano de graduação, Felipe possui um bom currículo acadêmico constando de uma publicação de artigo em periódico científico de renome nacional, três resumos expandidos e seis resumos publicados em anais de congressos, além de oito apresentações de trabalhos em eventos científicos.

O seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que possui como título “Implicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica na formação acadêmica de discente e docentes do IFNMG – Salinas”, pesquisa sobre os impactos positivos que a produção científica propicia aos pesquisadores do Câmpus, sendo o próprio Felipe um exemplo disso.

Felipe reforça que “a dedicação do estudante desde o início do seu curso é fundamental para alcançar os seus objetivos profissionais”. E que a sua formação no IFNMG-Câmpus Salinas contribuiu muito para o seu sucesso, pois ele contou com o auxilio de professores mestres e doutores que o auxiliaram nesse processo, tanto como estudante como bolsista de iniciação científica.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/salinas