Portal IFNMG - Confira os principais assuntos da Reitoria Itinerante no Campus Arinos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2013, 14h23 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2013, 14h27

A remoção foi o tema mais discutido pelos servidores

Os gestores que participaram da Reitoria Itinerante no Campus Arinos, entre 4 e 6 de novembro, tiveram cinco oportunidades para apresentar ações, esclarecer dúvidas, ouvir sugestões e críticas, em encontros com servidores e alunos.

A gestão do Campus, que esteve representada em todos os encontros, também teve a chance de se posicionar, esclarecendo questões mais locais e temas pontuais.

Confira, a seguir, os temas mais recorrentes e relevantes abordados durante a visita.

Remoção

Os processos seletivos para remoção de servidores docentes e técnico-administrativos entre unidades do IFNMG, realizados recentemente, foram a tônica do encontro com os servidores, na tarde do dia 5. A maior parte do tempo foi dedicada a isso. Alguns docentes manifestaram sua insatisfação quanto ao processo, principalmente em relação a exigência de titulação específica – de mestrado e doutorado – como pré-requisito para os servidores candidatarem-se a algumas vagas.

O reitor, professor José Ricardo Martins da Silva, explicou que o regulamento de remoção que regeu os processos seguiu os mesmos trâmites que todos os documentos dessa natureza, e relevância, seguem dentro do IFNMG até serem aprovados pelo Conselho Superior, órgão deliberativo máximo da Instituição.

Ele acrescentou, ainda, que todo o processo foi feito de forma transparente, incluindo realização de consulta pública, via canal Participe!, do portal eletrônico do Instituto. Segundo o diretor de Gestão de Pessoas, Rafael Farias Gonçalves, essa consulta pública gerou mais de 150 contribuições, que foram analisadas e, quando pertinentes e viáveis, levadas em consideração na versão final do documento, aprovado pelo Conselho Superior. Rafael explicou que o grande número de contribuições inviabilizou que fosse dada uma resposta individual a cada uma delas.

Nesse grande e penoso desafio de equilibrar os interesses pessoais e o institucional, típico do processo de remoção, havia que se considerar, ainda, a autonomia que cada campus tem para decidir o perfil dos docentes que devem ocupar as vagas ofertadas. Foi enfatizado que a Reitoria não deve interferir nessa autonomia, respeitando as decisões da comunidade de cada campus.

Entre os campi já visitados pelo projeto Reitoria Itinerante, o Campus Arinos – unidade de maior rotatividade de servidores no IFNMG – foi onde o tema remoção causou mais inquietação. Por isso, o reitor solicitou ao diretor-geral, professor Elias Rodrigues de Oliveira Filho, que estude a melhor metodologia para levantar críticas e sugestões ao processo e formalizá-las junto às devidas instâncias dentro do Instituto. Segundo o professor José Ricardo, se, mesmo seguindo todos os trâmites citados, o processo ainda gerou insatisfação, o que se pode fazer é rever o regulamento de remoção, para que cada vez mais sejam atingidos os anseios da maioria.

Evasão

Problema que aflige todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, a evasão escolar também foi uma preocupação manifestada durante as reuniões no Campus Arinos. “Há problemas que são comuns [a toda a Rede] e há fragilidades que são típicas de cada região. Temos que repensar como conter isso em cada campus e atuar de forma prática”, afirmou a coordenadora de Ensino do Campus, Dinamor Chicarelli Cardoso.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Ana Alves Neta, o primeiro passo no combate à evasão na Rede vai ser dado ainda este ano: todos os institutos federais têm até dia 22 de dezembro para enviar à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/Mec) um diagnóstico sobre a questão. A Setec/Mec foi cobrada a esse respeito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e, agora, terá que traçar um plano para combater o problema na Rede. “Temos que levantar nossos números, os motivos que levam à evasão e o que temos feito a respeito”, explicou a professora Ana. Segundo ela, cada campus terá que fazer esse levantamento quantitativo e qualitativo.

Assistência estudantil

Essenciais para a permanência dos alunos e saída com êxito, os benefícios da assistência estudantil estão diretamente ligados ao combate à evasão. Segundo o professor José Ricardo, os reitores das instituições da Rede Federal estão cientes disso e, por meio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), estão fazendo gestão junto ao governo federal para que o valor destinado a assistência estudantil, por aluno, nos institutos federais, seja o mesmo destinado às universidades. Agora, fica a expectativa em relação ao que o governo vai liberar para o próximo ano.

Alunos levaram suas preocupações e sugestões aos gestores da Reitoria e do Campus

No caso do Campus Arinos, é opinião unânime na comunidade escolar que o funcionamento do refeitório e do internato também será decisivo no combate à evasão. O primeiro, cujo funcionamento foi interrompido para obras de reforço estrutural do prédio, deve ficar pronto no próximo mês de dezembro, segundo o professor Elias. Ele explica que a obra foi necessária para garantir a segurança dos alunos. Já o internato, que está sendo reformado, deve ficar pronto em janeiro de 2014. O diretor-geral ressalta, ainda, que o Campus precisa de novos espaços físicos (residencial e laboratórios) e equipamentos, mas passos importantes já foram dados.

Outra preocupação específica da Unidade é quanto ao transporte dos alunos da cidade para o Campus. Os estudantes reclamam que, ultimamente, os ônibus da prefeitura, que fazem esse transporte, têm apresentado problemas com frequência. Além disso, mesmo quando estão funcionando, não dão conta de transportar todos os alunos. O diretor-geral, professor Elias, explicou que há um convênio assinado com a prefeitura de Arinos, em 2010, em que a administração municipal garante a cessão de dois ônibus para transporte dos alunos até o ano de 2015. Segundo ele, até 2012, isso era suficiente, mas com o aumento do número de alunos, faz-se necessário um terceiro veículo, e a direção-geral está em contato com a prefeitura para conseguir viabilizá-lo.

Outra solução para o problema seria a construção da ciclovia na Rodovia MG 202, ligando o Campus à cidade. Segundo o professor Elias, o projeto da ciclovia está pronto e foi entregue ao Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais, para análise.

Ainda em relação aos benefícios de assistência estudantil, o pró-reitor de Extensão, professor Paulo César Pinheiro de Azevedo, aproveitou o contato com os alunos para levar informações sobre o Programa Bolsa Permanência. O benefício pode ser pleiteado apenas por alunos de cursos superiores, desde que se encaixem em pelo menos uma das duas situações a seguir: se o curso tiver, no mínimo, carga horária média de cinco horas diárias e o aluno for oriundo de família com renda mensal per capta de até 1,5 salário mínimo; ou o aluno for indígena ou quilombola, independentemente da carga horária do curso e da renda familiar.

Novos cursos

Os gestores da Reitoria foram questionados, algumas vezes, sobre a ampliação de oferta de cursos no Campus Arinos. A pró-reitora Ana Neta alertou que o momento é de consolidação e não de ampliação. Segundo ela, o curso superior de Tecnologia em Produção de Grãos será discutido, para que se decida se a oferta será temporariamente paralisada ou se o curso será reestruturado. Há que se pensar também qual será o próximo curso superior do Campus, se Agronomia ou outro, na área de Informática. “Inicialmente, seria Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, depois o Campus propôs Bacharelado em Sistemas de Informação. Tudo isso precisa ser definido”, contextualizou. Seja como for, a recomendação da Reitoria é que o Campus consolide o que está em funcionamento, complete o quadro de docentes e servidores técnico-administrativos para, depois, ampliar a oferta.

Concurso

Os quadros de servidores, do Campus Arinos e das demais Unidades do IFNMG, devem ganhar reforços ainda no primeiro semestre de 2014, segundo previsão do diretor de Gestão de Pessoas. O concurso público para provimento desses cargos deve ser realizado no início do ano.

PDI

A oferta de novos cursos, quer superiores ou técnicos, é apenas parte do que o Campus Arinos tem que definir para os próximos cinco anos. Afinal, como foi enfatizado durante as reuniões da Reitoria Itinerante, o IFNMG está no momento de construção de seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018. “Nós, da Reitoria, não podemos definir o que vocês serão”, disse o reitor, convidando toda a comunidade escolar a participar dessa construção.

Expansão do IFNMG

A ordem de serviço para as obras de construção do Campus Teófilo Otoni já foi assinada; em breve, será assinada também a do Campus Diamantina. A Unidade de Ensino Profissional (UEP) de Janaúba deve funcionar a partir do próximo ano. Além disso, o IFNMG acaba de protocolar junto ao MEC projetos de implantação de outras 11 UEPs.

Pesquisa

Boas notícias para o avanço da pesquisa no IFNMG, principalmente em relação ao quesito compras, um dos gargalos enfrentados pelos pesquisadores, devido ao excesso de burocracia envolvida: para o próximo ano, o Instituto deve contar com o cartão-pesquisador. Com esse cartão, os próprios pesquisadores poderão realizar compras de material e insumos para suas atividades.

Além disso, ter a Fundação de Apoio à Universidade Federal de Viçosa (Funarbe) como fundação de apoio ao IFNMG também favorecerá a pesquisa no Instituto. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Mendes Murta, a autorização já está valendo.

Educação a Distância

Com polos em mais de cem municípios, a maior parte deles em convênio com as prefeituras locais, a educação a distância do IFNMG já conta com mais de 20 mil alunos. Novas entradas devem acontecer no início do próximo ano.

Representantes de turmas dos curso diurnos participaram da última reunião no Campus Arinos

Fim do conteúdo da página