Portal IFNMG - Provas do Enem acontecerão neste final de semana; notas valerão para o Sisu Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 15h25 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2013, 15h25

Serão realizadas em todo o país, nos dias 26 e 27 de outubro, próximos sábado e domingo, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. As notas obtidas pelos estudantes no Enem são a base para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que o IFNMG adota, desde 2010, para selecionar alunos para preencher parte das vagas de seus cursos superiores. Quem não participa do Enem não pode participar do Sisu.

Para fazer as provas do próximo fim de semana, o candidato deverá levar o Cartão de Confirmação da Inscrição, que foi enviado para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição ou impresso diretamente na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No Cartão de Confirmação da Inscrição estão contidas informações como o número da inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas e opção de língua estrangeira. Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília.

O candidato deverá levar, também, um documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame.

Para esclarecer outras dúvidas, os candidatos podem acessar o site do Inep ou ligar para 0800-616161.

Sisu e certificação

As notas do Enem 2013 serão a base para a seleção de candidatos ao Sisu 1-2014, por meio do qual o IFNMG vai preencher parte das vagas para seus cursos superiores, nos Campi Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros e Salinas. As demais vagas serão preenchidas pelo 1º Vestibular 2014, que está com inscrições abertas até dia 8 de novembro.

O Ministério da Educação ainda não divulgou a data em que serão liberados os resultados individuais do Enem 2013 nem o cronograma de inscrições do Sisu 1-2014.

O Enem é também uma oportunidade de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio para quem não teve a chance de concluir o curso na forma tradicional. Pessoas com mais de 18 anos podem fazer o exame também para obter essa certificação. Esse propósito deve ter sido indicado no momento da inscrição. O IFNMG é uma das instituições certificadoras que podem ser escolhidas para esse fim.

Com informações do site do Inep (http://enem.inep.gov.br/).