Portal IFNMG - IFNMG participa de evento nacional para discutir carreira dos técnico-administrativos em Educação Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2013, 16h04 | Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2013, 16h04

Rodrigo (esq.) junto a participantes de outras instituições

O coordenador da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS/PCCTAE) do IFNMG, Rodrigo Martins, participou do VII Fórum Nacional de CIS, realizado em Recife (PE), entre 7 e 10 deste mês. O evento contou com a participação de 360 técnico-administrativos em Educação, incluindo membros de CISs das instituições federais de ensino, da Comissão Nacional de Supervisão e de representações de classe - FASUBRA e SINASEFE.

Um das pautas de discussão durante o evento foi o Plano de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Servidores Técnico Administrativo em Educação proposto pelo Ministério da Educação como base para que as instituições federais de ensino desenvolvam seus próprios documentos. Mas, em relação a esse tema, Rodrigo Martins lembra que o IFNMG saiu na frente: o Programa Institucional de Desenvolvimento dos Servidores (PIDS) do Instituto, aprovado na última reunião do Conselho Superior, prevê a execução do plano anual de capacitação e será executado a partir de 2014.

Segundo Rodrigo, as discussões durante o Fórum reafirmaram a importância de se estabelecer políticas concretas voltadas ao desenvolvimento dos servidores técnico-administrativos. Além disso, ficou clara a necessidade da gestão das instituições reconhecerem a CIS/PCCTAE como órgão autônomo e importante para o desenvolvimento da carreira dos TAEs, fator essencial para a valorização desse seguimento. Segundo Rodrigo, isso ocorre no IFNMG, mas, infelizmente, não é a situação na maioria das instituições federais de ensino. Ele lembra, inclusive, que o reitor, professor José Ricardo Martins da Silva, deu todo o apoio para que a CIS/PCCTAE do IFNMG estivesse representada nesse evento.

“Colocamos nesse Fórum a contribuição que temos a dar em relação aos diversos processos que atingem os interesses dos servidores técnico-administrativo do nosso Instituto. Contudo, percebi que podemos avançar, principalmente no tocante às discussões nos programas de concessão de bolsas para cursar programas de  graduação e pós-graduação, bem como no efetivo cumprimento do disposto no Regulamento para Afastamento dos TAEs, que será submetido, em breve, à aprovação do Conselho Superior”, explica Rodrigo.