Portal IFNMG - Programa Mulheres Mil no Campus Montes Claros promove a formação cidadã de alunas do curso FIC de Recepcionista Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2013, 10h06 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2013, 15h03

O Campus Montes Claros oferece o curso FIC de Recepcionista no Programa Mulheres Mil, que tem como objetivo principal viabilizar o ingresso e a permanência da população feminina brasileira em situação de vulnerabilidade social nas instituições de educação profissional, visando sua inclusão educativa e sua promoção social e econômica. Por meio da formação e elevação de escolaridade, pretende-se proporcionar às mulheres condições para melhorar seu potencial de empregabilidade, sua qualidade de vida, de suas famílias e de suas comunidades. Para isso, além da formação profissional, são oferecidos conteúdos como inclusão digital, geração de renda, desenvolvimento pessoal, gênero feminino e sustentabilidade.

Um exemplo disso foi o trabalho realizado na disciplina de Sustentabilidade pela professora Cristina Jardim Rodrigues, que reaproveitou garrafas pet e tecido para produção de pufes. Isso contribuiu para o desenvolvimento da consciência crítica e criativa das alunas em relação ao "lixo", despertando para outras possibilidades além do descarte, gerando oportunidades de aproveitamento de material e renda.

Outro exemplo foi o trabalho desenvolvido pela professora Josiane de Oliveira Fagundes da Silva que recrutou estagiários, alunos do curso Técnico em Informática, para dar um maior suporte às aulas de Inclusão Digital. Assim, foi possível atender melhor às demandas de aprendizado das mulheres no Laboratório de Informática.

Recepcionista Mulheres Mil 01

Aula de Sustentabilidade. Responsáveis: Prof.ª. Cristina Jardim Rodrigues e Prof.ª Mírian Rejane Magalhães Mendes.

Recepcionista Mulheres Mil 02

Aula de Inclusão Digital. Responsáveis: Prof.ª Josiane de Oliveira Fagundes da Silva e estagiários Jennifer Emanuelle Rodrigues Silva Santos, Sony Franthiesco Caldeira e Geraldo Lopes Jansen Soares (alunos do curso Técnico em Informática do IFNMG – Campus Montes Claros).