Portal IFNMG - Pirapora foi o terceiro campus visitado pela Reitoria Itinerante Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2013, 17h40 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2013, 17h43

Apresentação da Reitoria Itinerante em sala de aula

Aconteceu nos dias 2 e 3 de outubro, no IFNMG-Campus Pirapora, a terceira visita do projeto Reitoria Itinerante, que tem como objetivo levar a gestão central do Instituto para os campi a fim de estabelecer discussões com a gestão local, servidores e alunos para otimizar as ações em prol da melhoria da Instituição.

Estiveram presentes no Campus o reitor, José Ricardo Martins da Silva; o Pró-Reitor de Administração, Edmilson Tadeu Cassani; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alisson Magalhães Castro; a pró-reitora de Ensino, Ana Alves Neta; o pró-reitor de Extensão, Paulo César Pinheiro de Azevedo; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Mendes Murta; o diretor de Gestão de Pessoas, Rafael Farias Gonçalves; e o diretor de Educação a Distância, Antônio Carlos Soares Martins.

Os professores Antônio Carlos, Alisson, Paulo César, Edmilson, Ana, José Ricardo, Rogério e Rafael

Segundo o professor Alisson Castro, a atuação da Reitoria junto aos campi possibilita o planejamento das políticas institucionais e o alinhamento das ações integradas para o desenvolvimento do IFNMG.

No dia 2, as atividades começaram com uma visita às dependências do Campus, incluindo algumas salas de aula. Na sequência, houve as reuniões setoriais, com o objetivo de alinhar as ações da Reitoria e das correspondentes equipes do Campus. Na reunião com todos os servidores, pró-reitores e diretores sistêmicos tiveram a oportunidade de fazer uma breve apresentação sobre as perspectivas do Instituto nas diversas áreas. Foi também a oportunidade dos servidores manifestarem-se, esclarecendo dúvidas, fazendo reivindicações e outros comentários.

Visita às obras do laboratório de Edificações

No dia 3, quinta-feira, aconteceram as reuniões da comitiva da Reitoria com os gestores do Campus Pirapora e, posteriormente, com os alunos. Desta última, participaram representantes de cursos técnicos e superior. Cada discente teve a oportunidade de expressar suas ansiedades, preocupações e satisfações por estudarem no Campus. As principais solicitações feitas pelos alunos diziam respeito a infraestrutura, ensino, ausência de docentes em áreas específicas e abertura de novos cursos superiores – Engenharia Civil e bacharelado em Sistemas de Informação.

Reunião com alunos

Relação dialógica

“Considero extremamente relevante a relação dialógica estabelecida entre Campus e Reitoria para melhor atendimento às demandas dos servidores e discentes. O cumprimento da função social do IFNMG acontece com a interação e numa construção coletiva, por isso a importância da Reitoria Itinerante nesse sentido. Cumpre-se ou pretende-se cumprir objetivos primordiais do IFNMG: democratização do acesso, permanência do aluno com qualidade e saída com sucesso”, disse a professora Ana Neta.

Para o reitor, professor José Ricardo, “a Reitoria Itinerante marca o propósito democrático de nossa gestão. O objetivo, aqui no Campus Pirapora, foi amplamente alcançado, restando, agora, transformarmos as discussões realizadas em ações práticas no nosso dia-a-dia”.

Com informações da Assessoria de Comunicação / IFNMG-Campus Pirapora
Fotos: Gilson Alves