Portal IFNMG - Uma festa para entrar na história do Instituto Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2013, 11h43 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2013, 11h46

O ginásio ficou lotado de alunos-atletas

Uma celebração de cores, música e muita vibração. Foi assim a abertura oficial do Jogos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (JIFENMG), na noite de ontem, dia 23, no Campus Januária. O Ginásio Poliesportivo ficou lotado com as delegações dos sete campi e demais convidados.

Juntas, as delegações somam 450 alunos, que vieram a Januária para disputar os jogos nas modalidades basquete masculino, futebol de campo masculino, futsal masculino e feminino, voleibol masculino e feminino, handebol masculino e feminino, atletismo, natação, tênis de mesa e xadrez. Os atletas foram muito aplaudidos durante a entrada no ginásio, em um momento de muita emoção. Com a entrada da delegação anfitriã, do Campus Januária, a torcida fez um barulho ensurdecedor, dando mais uma mostra clara do envolvimento da Unidade com a realização do evento e o orgulho de fazer parte dessa história.

A cerimônia, presidida pelo reitor, professor José Ricardo Martins da Silva, contou com a presença de pró-reitores, diretores-gerais de todos os campi, docentes e servidores técnico-administrativos do campus-sede e também dos demais, que acompanham os alunos-atletas.

Mesa de honra da solenidade de abertura do JIFENMG

"O JIFENMG representa um novo marco na história desta jovem instituição", afirmou o reitor em seu discurso, lembrando que há cerca de dois anos o IFNMG se articula para realizar os jogos pela primeira vez. "Essa cultura dos jogos tem que continuar, ela é extremamente importante na vida acadêmica e para reforçar a ideia de pertencimento a uma única instituição", enfatizou o pró-reitor de Extensão, professor Paulo César Pinheiro de Azevedo.

Espírito de unidade e de confraternização que, na opinião do diretor-geral do Campus Januária, Cláudio Roberto Ferreira Mont´Alvão, deve ser maior do que a competitividade entre os campi. "Não está em jogo aqui a ânsia da vitória, mas o desejo de participar. Não se esqueçam de colocar  sempre à frente a alegria de estar aqui representando seus campi", conclamou.

Lucas Quaresma conduziu o fogo olímpico e acendeu a pira

Fogo olímpico

Além da entrada das delegações e bandeiras, de todos os campi do IFNMG e cidades representadas, a solenidade contou com outros momentos emocionantes, como a entrada da tocha com o fogo olímpico, conduzida pelo aluno-atleta Lucas Pereira Quaresma.
A cerimônia teve, ainda, a homenagem ao ex-professor de Educação Física Francisco Sena Barroso, que se aposentou neste ano, após mais de 30 anos de serviços prestados ao Campus Januária.

Para fechar a festa de abertura oficial do JIFENMG, um show da banda Mr. Jones agitou ainda mais o Campus.

Delegações dos sete campi participaram da cerimônia de abertura

Organização

Todos os discursos da noite fizeram referência, também, ao árduo trabalho dos 120 servidores e 80 alunos do Campus Januária que se envolveram na organização do evento, sob a coordenação do professor de Educação Física Wilney Fernando Silva.

As contribuições, de cada um vieram de formas diversas. Vestido solenemente para a ocasião, Emanuel Ernandes Fernandes da Costa, aluno do curso técnico em Informática, participou do cerimonial de abertura dos jogos como porta-bandeira. Orgulho para o aluno e também para sua mãe que, em algum lugar do ginásio, estava preparada para registrar o filho em fotos.

A organização do evento foi reconhecida também pelos alunos-atletas visitantes, como Ewelyn de Matos Rodrigues, do Campus Araçuaí, que acabava de chegar a Januária, depois de cerca de horas de viagem, para disputar os jogos em três modalidades - vôlei, futsal e handebol.

Arthur Amaral Medina, do Campus Almenara, também reconheceu como positiva a organização do JIFENMG. O atleta, da equipe de handebal, viajou ainda mais, cerca de 14 horas, para defender sua unidade. Bastante preparado - ele treina com a equipe da escola desde 2011, quando ingressou no IFNMG -, Arthur se preparava para a estrear hoje, dia 24, contra a equipe de Januária.

Os jogos, que começaram na manhã de ontem, continuam até a próxima sexta-feira, dia 27. Todas as competições do JIFENMG serão abertas à comunidade, que está convidada a prestigiar o evento. Acompanhe a tabela e os resultados dos jogos, além de outras notícias sobre o evento, na página eletrônica http://jifenmg.ifnmg.edu.br.

A atleta Daniely Vanessa Viana de Souza fez o juramento