Portal IFNMG - JIFENMG começa na próxima segunda-feira, no Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2013, 18h58 | Última atualização em Domingo, 22 de Setembro de 2013, 13h22

Começa nesta segunda-feira, dia 23, a primeira edição dos Jogos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (JIFENMG). O Campus Januária será o anfitrião do evento, que reunirá cerca de 400 atletas dos sete campi do IFNMG.

A cerimônia oficial de abertura, com a presença do reitor, professor José Ricardo Martins da Silva, acontecerá a partir das 19 horas, no Ginásio Poliesportivo Coronel Manoel de Almeida.

Mas os jogos já estarão acontecendo desde as 8 horas da manhã de segunda-feira. Durante cinco dias, as equipes dos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas competirão no JIFENMG 2013, nas seguintes modalidades: basquete masculino, futebol de campo masculino, futsal masculino e feminino, voleibol masculino e feminino, handebol masculino e feminino, atletismo, natação, tênis de mesa e xadrez.

O ginásio e a quadra poliesportiva do Campus Januária concentrarão o maior número de competições das modalidades coletivas, que começam no dia 23 e têm finais marcadas para a sexta-feira, dia 27. As provas de xadrez serão realizadas no dia 24. No dia 25, será a vez das provas de atletismo. As provas de natação serão realizadas no dia 26, no Januária Praia Clube (localizado na Rua Júlio de Moura, no Centro de Januária). Nesse mesmo dia, no período vespertino, acontecerão as partidas do tênis de mesa. A definição das chaves e do balizamento das raias foi feita por sorteio público, realizado no dia 4 de setembro. Confira a tabela dos jogos na página eletrônica do evento: http://jifenmg.ifnmg.edu.br.

Os três primeiros atletas ou equipes classificados em cada modalidade receberão medalhas e troféus. Além disso, os vencedores estarão classificados para os Jogos das Instituições Federais da Região Sudeste Brasileira, em 2014, na cidade de Vitória (ES). “Que o evento seja glorioso, coroado de êxito e que os alunos, protagonistas desse show, sejam competitivos, determinados, vibrantes, companheiros, leais  e respeitosos”, aposta o pró-reitor de Extensão do IFNMG, professor Paulo César Pinheiro de Azevedo.

Todas as competições do JIFENMG serão abertas à comunidade, que está convidada a prestigiar o evento.

Esporte e integração

Além dos atletas, as delegações que chegarão ao Campus Januária para as disputas trazem outras 40 pessoas, entre docentes, servidores técnico-administrativos e motoristas, que acompanharão os alunos. E, no Campus Januária, mais um time merece destaque, formado por 120 servidores e 150 alunos que trabalham na organização do evento, coordenado pelo professor de Educação Física Wilney Fernando Silva.

Todos colaboram para a realização desse grandioso evento, que, segundo o professor Paulo Azevedo, fortalecerá a prática do esporte, o processo educativo, as relações interpessoais, a integração social e cultural, como também reforçará a ideia de pertencimento a uma só instituição.

Conheça aqui o Regulamento do JIFENMG.

Acesse a página eletrônica do evento: http://jifenmg.ifnmg.edu.br.

Com informações da equipe de Comunicação Social / IFNMG-Campus Januária