Portal IFNMG - Alunos do Campus Salinas seguem para intercâmbio nos EUA pelo Ciência sem Fronteiras Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2013, 17h07 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2013, 16h57

Dérek e Elber (à dir.) em evento de Iniciação Científica

Elber Gomes Sousa, 20 anos, aluno do 6º período de Medicina Veterinária do Campus-Salinas está de malas prontas. Ele conseguiu uma bolsa do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e tem previsão de embarcar neste final de semana para os Estados Unidos, onde fará intercâmbio durante 18 meses na Roosevelt University, em Chicago, no estado de Illinóis.

No mês que vem, será a vez do colega de curso Dérek Freitas Ferreira, 21 anos, também do 6º período, seguir para os EUA. Ele fará o intercâmbio na University of Arizona, em Tuccson, no estado do Arizona.

Muito ansioso com a viagem, Elber diz estar especialmente preocupado com a chegada nos EUA e os primeiros dias lá, além da saudade do Brasil, da família e dos amigos. Lá, ele irá estudar inglês, fazer estágio e cursar disciplinas afins a sua área de graduação.

Ele acredita que os fatores decisivos para que ele fosse selecionado pelo CsF foram um bom rendimento escolar, a participação em projetos de pesquisa, tanto como bolsista quanto voluntário, e publicações de trabalhos científicos. Ele também agradece o apoio que tem recebido dos professores do IFNMG Leonardo Lara e Lanna, seu orientador, Rogério Mendes Murta e Charles Bernardo Buteri, ambos da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Dérek também teve a oportunidade de participar de projetos de iniciação científica desde o início da graduação, o que despertou um grande interesse pela pesquisa e desejo de fazer mestrado e doutorado. Ele considera que a experiência do intercâmbio terá muito a contribuir com seus planos: “Acredito que o conhecimento de outro idioma, uma nova cultura e novas pessoas será muito útil nesse caminho que eu quero trilhar”. Durante o intercâmbio, ele também estudará inglês, cursará disciplinas da área de Medicina Veterinária, realizará estágio e trabalhos de pesquisa.

Orgulhoso de poder levar o nome do IFNMG para fora do país, Dérek agradece o incentivo do atual orientador, professor Thiago Moreira, do professor Rogério Murta, dos amigos Elber, Noelba de Oliveira, Tâmara Jayane, Dermeval Magalhaes, Arthur Almeida e Brunna Mendes e de sua família.