Portal IFNMG - IFNMG é Papo Federal na Reditec Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2013, 14h38 | Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2013, 14h38

Projeto é desenvolvido com alunos do Campus Montes Claros

Discutir, com alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, temas transversais, no que tange à sexualidade, identidade, respeito às diferenças, autoestima, dentre outros, além de favorecer as relações interpessoais desses alunos.

Essa é a proposta do Papo Federal, projeto do IFNMG-Campus Montes Claros que está entre as 28 experiências exitosas da Rede Federal escolhidas, entre as 40 inscritas, para serem apresentadas na 37ª Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), em Maceió (AL).

Na próxima quinta-feira, dia 5, as coordenadoras do Papo Federal, a assistente social Alana Mendes da Silva e a psicóloga Amanda Chaves Moreira Cangussu, terão a oportunidade de apresentar oralmente o trabalho e também planejam exibir um vídeo com depoimentos dos alunos participantes.

Ao desenvolverem o projeto, Alana e Amanda partem do pressuposto de que trabalhos de conscientização precisam ser ser frequentes para que o adolescente tenha ciência de seu papel na sociedade, tendo  a capacidade de discernir sobre como agir diante das questões de sua vida. Sendo assim, o Papo Federal desenvolve atividades no sentido de orientar e educar os adolescentes para a busca de autonomia e decisões saudáveis, bem como proporcionar uma assistência educacional para a construção de valores, responsabilidade e ética.

Iniciado no segundo semestre de 2012, o projeto está em sua terceira turma. A cada semestre, o Papo Federal reúne de 15 a 20 alunos interessados em participar das atividades. As dinâmicas de grupo acontecem quinzenalmente. Segundo Amanda Cangussu, os temas discutidos a cada encontro são definidos “de acordo com o próprio caminhar do grupo, do andamento das discussões”. Ao final do semestre é realizada uma confraternização fora do IFNMG.

De acordo com a psicóloga e a assistente social, ao final das atividades com os dois primeiros grupos do Papo Federal, ficou claro que o projeto atingiu o objetivo de trabalhar as habilidades sociais dos adolescentes, por ter possibilitado a expressão de sentimentos, atitudes, desejos, opiniões e direitos, incentivando o respeito ao direito do outro. Também nos relatos dos alunos, o Papo Federal é colocado como uma ação que estimula a confiança, a integração e o respeito com os colegas. “Temos muito retorno da parte dos alunos. A procura vem crescendo a cada semestre”, comemora Amanda.

Momento de confraternização marca encerramento das atividades de cada grupo