Portal IFNMG - Instituto comemora novo aumento de bolsas de iniciação científica em 2013 Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2013, 14h37 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2013, 14h54

Pró-reitor Rogério Murta (2º à esq.) com bolsistas de IC

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) ampliou de três para cinco a cota institucional de bolsas de iniciação cientfícia para estudantes de graduação (Pibic) do IFNMG – aumento equivalente a 60% em relação a 2012.

Os bolsistas – três do Campus Januária, um do Campus Salinas e um do Campus Arinos - iniciarão os projetos a partir deste mês de agosto. As bolsas irão vigorar por um período de 12 meses.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Mendes Murta, o aumento da cota de bolsas é o reconhecimento do CNPq em relação ao trabalho feito por professores-orientadores e alunos bolsistas na área da pesquisa e também em relação ao aumento do número de professores doutores no IFNMG. Para o pró-reitor, isso vem reforçar a importância da qualificação dos servidores.

No início deste ano, o CNPq já havia aumentado, em mais de seis vezes, o número de bolsas de iniciação científica para alunos de cursos técnicos de nível médio em relação a 2012. Houve motivos para comemorar, também, em relação à cota de bolsas de iniciação científica financiadas pela Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), tanto para alunos de cursos superiores quanto para os de nível médio: de 20 para 30, em cada modalidade. Ou seja, um aumento de 50% em relação ao ano passado.