Portal IFNMG - IFNMG começa a planejar seus próximos cinco anos por meio do PDI Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2013, 17h04 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2013, 17h26

Reunião itinerante do Colégio de Dirigentes em Salinas

A apreciação da proposta de trabalho pelo Colégio de Dirigentes, reunido em Salinas, no dia 10 de junho, marcou o início da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018 do IFNMG.

A proposta foi apresentada pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e presidente da Comissão Central responsável pelo processo, Alisson Magalhães Castro.

Como instituição de ensino superior, o IFNMG deve ter um PDI, requisito imprescindível para reconhecimento e avaliação de cursos superiores. O conteúdo mínimo do PDI é definido pelo artigo 16 do Decreto nº 5.773/06, com destaque para o planejamento estratégico, projeto pedagógico institucional (PPI), organização didático-pedagógica e administrativa, planejamento de oferta de cursos e infraestrutura.

Segundo o Alisson Castro, o PDI, no entanto, não pode ser visto como um documento burocrático exigido por decreto federal, e, sim, como um instrumento essencial e dinâmico de gestão, orientando as ações do IFNMG ao alcance de nossos objetivos.

Comissões

A metodologia de trabalho para construção do documento envolverá toda a comunidade, sendo conduzida por três comissões: a Comissão Central, formada por pró-reitores e diretores sistêmico, responsável por detalhar o plano de trabalho, estabelecer o cronograma geral, solicitar a designação das comissões institucionais, orientar, acompanhar e monitorar as ações, eventos e etapas gerais do processo de elaboração do PDI; a Comissão da Reitoria, integrada por representantes das pró-reitorias e diretorias sistêmicas, responsável por operacionalizar o processo de elaboração do PDI em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Comissão Central; e a Comissão dos Campi, responsável por articular, discutir, viabilizar e apoiar as ações, eventos e etapas na elaboração do PDI. Esta última será formada pelos diretores-gerais, diretores e coordenadores dos órgãos vinculados às pró-reitorias e diretorias sistêmicas, pelos representantes dos técnico-administrativos em educação e docentes, dos discentes do ensino superior e técnico, da Comissão Própria de Avaliação e da sociedade civil organizada.

Além dessas, a Reitoria e os campi poderão ter comissões específicas/temáticas que serão responsáveis por fomentar, articular e promover eventos que possibilitem a reflexão e discussão do tema, bem como a proposição de conteúdos para a elaboração de minutas parciais do PDI.
    
Confira aqui a apresentação sobre o PDI feita na reunião do Colégio de Dirigentes.

Sensibilização

A primeira sensibilização sobre o processo de elaboração do PDI aconteceu no I Encontro Anual de Dirigentes do IFNMG, realizado em Montes Claros, em junho deste ano. Na oportunidade, foi enfatizado que o Instituto vive um momento especial de estabelecer o planejamento estratégico para os próximos cinco anos, e que a comunidade (discentes, docentes, técnico-administrativos, gestão e sociedade) deve participar efetivamente da elaboração do PDI de forma conjunta e integrada.

Saiba mais sobre o processo de elaboração do PDI 2014-2018 em ifnmg.edu.br/pdi. Participe desse processo!

Alisson Castro, no Encontro de Dirigentes, durante a primeira sensibilização sobre o processo de elaboração do PDI

Fim do conteúdo da página