Portal IFNMG - Alunos de graduação podem cursar inglês online gratuito do Programa Inglês sem Fronteiras Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 02 de Julho de 2013, 13h27 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2013, 13h27

Alunos regulamente matriculados nos cursos de graduação do IFNMG podem matricular-se no My English Online (MEO), curso de inglês online gratuito do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF), uma iniciativa do Ministério da Educação por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESU/MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A iniciativa do Programa IsF tem como objetivo contribuir com a formação em língua inglesa de possíveis candidatos ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), além de preparar os estudantes para os exames de língua inglesa solicitados para admissão em instituições acadêmicas no exterior. Entretanto, o MEO está aberto a todos os estudantes, regularmente matriculados, independentemente do seu perfil para o CsF.

O conhecimento da língua inglesa é requisito importante para a realização de estudos científicos (consulta em artigos, livros e periódicos estrangeiros) além de ser comumente exigido em cursos de pós-graduação no exterior. Sabe-se que várias instituições estrangeiras que oferecem oportunidades de aperfeiçoamento científico exigem que o pesquisador comprove seus conhecimentos da língua inglesa por meio de exames como o TOEFL, FCE ou CAE.

O curso

O curso My English Online é baseado na ferramenta para ensino de idiomas MyELT, que oferece aos usuários um pacote completo de atividades interativas para o estudo da língua inglesa em qualquer horário e em qualquer lugar. O usuário tem acesso a livros interativos, leituras (National Geographic), exercícios de gramática, dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento. Além disso, os materiais podem ser impressos para prática posterior, sem necessidade de consulta ao computador.

O curso é dividido em cinco níveis de aprendizado. Cada nível contém três partes abrangendo atividades com e-Book, vídeo, gramática e leituras. Ao final de cada parte, o usuário deverá fazer um Teste de Progresso como preparação para a Prova Final do nível. Os níveis de aprendizado são: Nivel 1 — Iniciante (com instruções em Português e componentes bilíngues); Nivel 2 — Básico; Nivel 3 — Pré-Intermediário; Nivel 4 — Intermediário; Nivel 5 — Avançado (preparatório para exames: TOEFL, FCE ou CAE).

Deve-se deixar claro que o MEO é um curso autoinstrucional, sem mediação de professor ou tutor, que demanda disciplina e compromisso do estudante a partir do momento que se inscreve no curso. A falta de acesso ao sistema por mais de 15 dias implica perda de acesso ao ambiente de forma irreversível.

Assim que o estudante recebe o acesso ao sistema, que tem levado em torno de 15 dias a 1 mês, deverá fazer um teste de nivelamento para saber em qual nível será classificado. O teste dura em torno de 1 hora e não pode ser salvo para ser finalizado posteriormente. Sem o teste, o curso não será aberto para o estudante.

Requisitos

Para cursar o My English Online é necessário que o usuário atenda aos seguintes requisitos:

1. estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior pública, em curso de graduação ou ser aluno de pós-graduação em Programa de Pós-Graduação recomendado pela CAPES;

2. a cada dois meses deverá, obrigatoriamente, realizar um Teste de Progresso de modo que, em cada nível, o estudante deverá realizar dois Testes de Progresso antes da Prova Final. O estudante receberá um aviso por e-mail caso não realize o teste ou a prova dentro do prazo. O usuário terá sua senha cancelada e não poderá voltar a cursar o My English Online caso não realize os Testes de Progresso ou a Prova Final dentro do prazo estabelecido;

3. O aluno será habilitado no próximo nível de estudo se obtiver um rendimento igual ou superior a 60% na Prova Final. Para cada nível concluído, o usuário receberá um certificado de conclusão por e-mail.

Acesse o site e veja as regras: http://www.myenglishonline.com.br/site.

Aplicação dos testes TOEFL ITP

Outra iniciativa do Programa IsF é a aplicação de testes de nivelamento/proficiência TOEFL ITP nas instituições públicas de ensino superior. Neste semestre, as aplicações têm sido feitas pelas universidades federais atendendo demandas fechadas e específicas de editais abertos do Programa Ciência Sem Fronteiras. Dessa forma, todas as aplicações realizadas e previstas para este semestre incluem estudantes que já estão inscritos nos editais do CsF.

Está prevista a aplicação dos testes para todos os alunos com perfil para o CsF, mas será divulgada oportunamente por meio de edital específico.

Para mais informações sobre o Programa, acesse isf.mec.gov.br.