Portal IFNMG - Institutos de tecnologia do Canadá estarão em Montes Claros em 24 de junho para apresentar oportunidades de intercâmbio Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2013, 14h15 | Última atualização em Sexta, 21 de Junho de 2013, 14h15

Na próxima segunda-feira, dia 24, o IFNMG receberá a visita de quatro representantes de institutos de tecnologia canadenses. Eles integram um grupo 22 representantes dessas instituições que chegaram ao Brasil no último dia 17 para dez dias de visitas a 21 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Eles têm a missão de atrair estudantes para oportunidades de intercâmbio no Canadá.  Atualmente, o programa Ciência sem Fronteiras oferece mil vagas para intercâmbio naquele país.

No IFNMG, o grupo será recebido no Campus Montes Claros, onde, na parte da manhã, haverá reunião com o reitor, professor José Ricardo Martins da Silva, representantes das pró-reitorias e dos campi, para discussão de assuntos pertinentes ao intercâmbio, como plano de estudos e tutoria/acompanhamento dos alunos. À tarde, a partir das 14h30, os canadenses farão palestras para alunos de graduação do IFNMG, vindos de vários campi, para apresentar as vantagens e condições do intercâmbio nos institutos de tecnologia canadenses.

Condições

Os selecionados pelo Ciência sem Fronteiras terão a oportunidade de cursar inglês ou francês e disciplinas técnicas durante 18 meses em instituições canadenses. Para participar, além de estar regularmente matriculado em curso de nível superior das instituições da Rede Federal, o candidato deve ter nacionalidade brasileira; ter cumprido de 20% a 90% do currículo previsto para seu curso; obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos e apresentar teste de proficiência em idioma (inglês ou francês). O teste de língua inglesa será ofertado gratuitamente pela Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (FULBRIGHT), de acordo com a disponibilidade de vagas.

Todas as despesas serão custeadas pelo Programa Ciência sem Fronteiras, que arcará com as taxas escolares e bolsa mensal ao estudante, além de conceder auxílios para instalação, saúde, deslocamento e material didático.

Inscrições

As inscrições para graduação-sanduíche no Canadá e nos Estados Unidos ficarão abertas até o dia 8 de julho, na página do Ciência sem Fronteiras na internet. As atividades no país de destino iniciarão a partir de janeiro de 2014.

Mas o Programa Ciência sem Fronteiras também oferece bolsas para graduação-sanduíche em outros sete países: Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Finlândia, Hungria, Japão e Reino Unido. No total, são 13.480 vagas abertas para 18 áreas do conhecimento científico e tecnológico.

Mais informações sobre as chamadas abertas podem ser obtidas na página do Ciência sem Fronteiras na internet.