Portal IFNMG - I Encontro Anual de Dirigentes tem início em Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 20 de Junho de 2013, 16h48 | Última atualização em Quinta, 20 de Junho de 2013, 16h53

Nelson Licínio (diretor-geral do Campus Montes Claros), Gilvan Carvalho (procurador), José Ricardo, Alexandre Kalil, Edmilson Cassani (pró-reitor de Administração) e Rafael Gonçalves

Dirigentes das oito unidades do IFNMG – Reitoria e sete campi – estão reunidos desde a manhã desta quinta-feira, dia 20, no Campus Montes Claros para  discutir as "As competências gerenciais como fator estratégico para o desenvolvido do Instituto". Esse é o tema do I Encontro Anual de Gestores, promovido pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), que segue até amanhã, dia 21.

Na abertura do evento, o reitor, professor José Ricardo Martins da Silva, lembrou que o momento atual, com a efervescência popular dos últimos dias em todo o Brasil, é mais do propício a se discutir o aprimoramento da gestão pública: “As vozes das ruas estão aí, clamando”. Ele lembrou que, entre as reivindicações, estão mais incentivos para a educação e, quando essas reivindicações forem atendidas, aumentará ainda mais a responsabilidade dos gestores do Instituto.

O reitor foi bem enfático quanto à necessidade da gestão esquivar-se de aspectos e interesses pessoais e primar pelo bem da instituição. “Enquanto gestores públicos, aceitamos esse papel não para atender nossas vontades, mas para atender a sociedade”, afirmou.

Em sua fala, o diretor da DGP, professor Rafael Farias Gonçalves, acrescentou que, para atender os anseios da sociedade por serviços públicos de maior qualidade, o caminho é profissionalizar a gestão. Segundo ele, isso se faz ainda mais premente numa instituição de ensino, como o IFNMG, que existe para formar profissionais. “Devemos ter capacidade e competências para liderar nossas equipes de forma planejada e profissional, para alcançarmos os resultados esperados”, ressaltou.

Resultados

Na primeira manhã do Encontro, o diretor do Departamento de Desenvolvimento e Desempenho Institucional do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Alexandre Kalil Pires, abriu os trabalhos, com a palestra "Alinhando prioridades e recursos: o desafio de pactuar resultados". Ele falou sobre sua área de trabalho no MPOG, que a responsabilidade de desenvolver mecanismos que deem apoio ao governo federal para trabalhar mais focado em resultados.

Alexandre Kalil também falou sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, que, em 2006, definiu a gestão por competências como o caminho a ser seguido pela  administração pública federal. Segundo ele, na época, esse foi o modelo encontrado, na área de gestão de pessoas, para reagir a um ambiente caracterizado por demandas crescentes por parte da sociedade e por recursos cada vez mais escassos. Alexandre Kalil apresentou a forma como a adoção da gestão por competências vem sendo conduzida no governo federal, falou sobre os principais desafios e oportunidades do modelo.

Programação

Na parte da tarde, os dirigentes do IFNMG participam da palestra "CGU: o órgão de controle interno no aprimoramento da gestão pública", a cargo do chefe da Controladoria Regional da União no Estado de Minas Gerais, Luiz Alberto Sanábio Freesz. Na sequência, haverá um momento para apresentação e discussão do “Relatório de Gestão do IFNMG – Resultados 2012 e Metas 2013”.

Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de reciclar conhecimentos e reter novos, propor soluções estratégicas para as situações-problemas a serem levantadas, compartilhar experiências e lições aprendidas com o trabalho em suas unidades organizacionais, verificar o alinhamento de suas ações com os objetivos institucionais e as políticas do governo federal, além de ampliar suas redes de contatos em momentos de integração.

Para saber mais sobre o evento e a programação do segundo dia, acesse http://ifnmg.edu.br/encontrodirigentes.