Portal IFNMG - Fórum Regional do Pibid buscou o desenvolvimento de ações pedagógicas Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 18 de Junho de 2013, 13h55 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2013, 13h55

Evento reunião cerca de 300 pessoas em Montes Claros

A coordenação e os supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência (Pibid) do IFNMG Campi-Januária e Salinas, participaram do 1º Fórum Regional do Pibid do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, organizado por meio de uma parceria entre o IFNMG, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O evento aconteceu no dia 14 junho, no campus da Unimontes em Montes Claros.

Com o tema central "O Pibid como política de articulação na formação docente nas instituições de educação superior", o evento foi concebido com o propósito de promover a troca de experiências entre as instituições que articulam e implementam o Pibid no Norte de Minas Gerais e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, visando refletir sobre o Programa como política de articulação e desenho estratégico de formação docente no âmbito das instituições de ensino superior.

O Fórum contou com a participação de, aproximadamente, 300 pessoas, entre dirigentes, professores e alunos das instituições parceiras. As atividades foram organizadas por meio de mesas-redondas, com a participação dos pró-reitores de ensino/graduação, coordenadores institucionais das três instituições e do professor da UFMG Wagner Ahmad Auarek. À tarde, o evento prosseguiu com reuniões dos grupos de trabalho por áreas temáticas.

Estiveram presentes os coordenadores institucionais do Pibid: Ricardo Magalhães Dias Cardozo (IFNMG- Campus Salinas), Iza Manuella Aires Cotrim (IFNMG-Campus Januária), Cristiane França (UEMG), Flávio César Freitas Vieira (UFVJM) e Silvana Diamantino França (Unimontes); o professor Wagner Ahmad Auarek, representante da UFMG; a professora Ramony Maria Silva Reis Oliveira, pró-reitora de Ensino do IFNMG; o professor João Felício Rodrigues Neto, pró-reitor de Ensino da Unimontes; a professora Francely Aparecida dos Santos, pró-reitora adjunta de Ensino da Unimontes; e o professor Antonio Wagner Veloso Rocha, diretor do Centro de Ciências Humanas da Unimontes.

A equipe do Pibid no IFNMG-Campi Januária e Salinas, ciente deste momento ímpar, une-se às equipes gestoras do Programa na região, comprometidas com a qualidade e equidade da educação, com olhares voltados para a realidade da escola pública e para os currículos de formação de professores. Essa iniciativa contribui para o desenvolvimento de ações pedagógicas que consolidem as boas práticas já existentes, buscando a promoção do direito de aprender de cada futuro professor, criança e jovem sob a nossa responsabilidade.