Portal IFNMG - Divulgado resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 20 de Maio de 2013, 14h02 | Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2013, 18h20

Foi publicado hoje, dia 20, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para o 1º Processo Seletivo e 2º Vestibular 2013. Os candidatos que não solicitaram ou não conseguiram a isenção deverão pagar taxas de R$ 10,00 e R$ 25,00, respectivamente.

As listas com os pedidos de isenção aceitos e recusados estão disponíveis nos endereços eletrônicos http://www.ifnmg.edu.br/processosseletivos/4349-2-processo-seletivo-2013http://www.ifnmg.edu.br/vestibular/4350-2-vestibular-2013.

Nos mesmos endereços eletrônicos estão disponíveis os editais e os formulários para inscrições, que devem ser realizadas até dia 6 de junho, somente pela internet.

O Instituto disponibiliza computadores e acesso à internet, nos campi que ofertam vagas, nos dias e horários previstos nos editais.

As provas do Processo Seletivo acontecerão no dia 29 de junho, sábado, e as do Vestibular, no dia 30 de junho, domingo.

Vagas

Por meio do Processo Seletivo são ofertadas 275 vagas para cursos técnicos nas modalidades concomitante (para quem está na 2ª ou 3ª série do ensino médio) e subsequente (para quem já concluiu o ensino médio), para ingresso no segundo semestre deste ano. São eles os cursos técnicos em Agropecuária, ofertado no Campus Almenara; Administração, no Campus Araçuaí; Eletrotécnica e Segurança do Trabalho, no Campus Montes Claros; Administração, Edificações e Segurança do Trabalho, no Campus Pirapora.

Já o Vestibular selecionará estudantes para um total de cem vagas, distribuídas entre os cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Campus Almenara; Tecnologia em Gestão Ambiental e Bacharelado em Administração, no Campus Arinos; e Bacharelado em Administração, no Campus Pirapora.

No caso dos cursos superiores dos Campi Arinos e Pirapora, apenas metade das vagas disponíveis para o segundo semestre serão preenchidas por meio Vestibular. Para preencher as demais vagas, será adotado o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (leia mais abaixo).

Cotas

Em ambos os processos de seleção, vale o o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. Os editais atendem as exigências da Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas), do Decreto nº 7.824 e da Portaria Normativa nº 18 do MEC de 11 de outubro de 2012.

O IFNMG reservará 50% (cinquenta por cento) das vagas ofertadas para estudantes oriundos da rede pública de ensino (ver quadro de vagas, disponível no Anexo I do edital do Processo Seletivo e do Vestibular), respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão disponibilizados à ampla concorrência.

Sisu

A outra metade das vagas ofertadas para os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e Bacharelado em Administração, no Campus Arinos, e Bacharelado em Administração, no Campus Pirapora, e todas as vagas a serem disponibilizadas em cursos superiores do Campus Januária para o segundo semestre de 2013 serão preenchidas por meio do Sisu.

Só poderá aderir à próxima edição do Sisu quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Isso porque a seleção feita pelo Sisu baseia-se nas notas que os candidatos obtêm no Enem. O calendário do Sisu ainda será definido pelo MEC e, oportunamente, divulgado neste portal eletrônico.

Acesse:
Resultado dos pedidos de isenção da taxa, edital e link para inscrição do Processo Seletivo
Resultado dos pedidos de isenção da taxa, edital e link para inscrição do Vestibular