Portal IFNMG - Em Janaúba, reitor anuncia expansão da EAD do Instituto até 2014 Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2013, 17h52 | Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2013, 15h30

Professor José Ricardo discursa durante o evento

Até 2014, o IFNMG deve atender todos os 180 municípios de sua área de abrangência por meio da educação a distância. A meta foi lançada pelo reitor, José Ricardo Martins da Silva, no dia 29 de abril, em Janaúba, durante aula inaugural de cursos EAD.

A aula inaugural foi direcionada aos alunos dos cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde, Hospedagem e Transações Imobiliárias oferecidos pelo IFNMG no município, por meio do sistema Rede e-Tec Brasil, ação que integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O diretor de Educação a Distância, Antônio Carlos Soares Martins, também presente no evento, reforçou que, através da Rede e-Tec Brasil, o IFNMG, tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração com os municípios de sua área de abrangência. Ressaltou, ainda, a ampla demanda apresentada pelos municípios conveniados, lembrando que, em Janaúba, em apenas 13 dias, foram realizadas mais de 300 inscrições para os três cursos ofertados.

Da parte do IFNMG, também participou da aula inaugural o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alisson Magalhães Castro. A prefeitura municipal de Janaúba foi representada pelo prefeito, Yugi Yamada; vice-prefeito, Rodrigo Rodrigues; chefe de gabinete, Carlos Eduardo Serapião Aguiar; secretária de Educação, Esporte e Cultura, Maria Marta Dias Guimarães; secretário de Obras e Serviços Urbanos, Dailton dos Santos Ferreira; secretária de Planejamento, Débora Zdradek de Mello; e coordenador de Tecnologias de Informação e Comunicação, Thalis Antunes de Souza.

Alunos de três cursos técnicos participaram da aula inaugural

Novos cursos

Em breve, os alunos dos cursos EAD em Janaúba irão participar de uma capacitação em Informática Básica, a ser ofertada por meio do laboratório móvel do IFNMG. A data ainda será agendada.

Ainda neste mês de maio, outros quatro cursos a distância serão ministrados pelo IFNMG no município: Multimeios Didáticos, Alimentação Escolar, Secretariado Escolar e Infraestrutura Escolar. Esses cursos integram o programa Profuncionário, que tem por objetivo atender os servidores da rede pública que trabalham com educação básica. Mais informações sobre os novos cursos podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação de Janaúba, pelos telefones (38) 3821-2131.

Pronatec

No dia 6 de maio, estarão em Janaúba o pró-Reitor de Extensão, Paulo César Pinheiro de Azevedo, e o coordenador geral do Programa Bolsa Formação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada), Tarso Guilherme Pires. Eles irão se reunir com empresários do setor produtivo para pactuação de cursos.