Portal IFNMG - Reunião entre dirigentes sela cooperação entre IFNMG e UFVJM Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2013, 15h53 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2013, 15h54

Reunião Dirigentes

Encontro aconteceu em Diamantina, em 17 de abril

Os reitores do IFNMG, José Ricardo Martins da Silva, e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Pedro Ângelo Almeida Abreu, reuniram-se na semana passada para discutir propostas de cooperação mútua.

A reunião foi realizada no dia 17 de abril, em Diamantina, onde o IFNMG já mantém um polo presencial de educação a distância e onde irá implantar um novo campus, entre 2013 e 2014.

Os professores Rogério, Alexandre, Valter e João

Da parte do Instituto, também estiveram presentes os pró-reitores de Desenvolvimento Institucional, Alisson Magalhães Castro, e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Mendes Murta; o diretor-geral do IFNMG-Campus Araçuaí, João Antônio Motta Neto; e o diretor de Educação a Distância, Antônio Carlos Soares Martins.

Atualmente, já é desenvolvido um trabalho de cooperação relacionado à expansão das duas instituições, uma vez que ambas estão presentes nas mesmas áreas geográficas do estado de Minas Gerais – regiões Norte, Nororeste, Vales do Jequitinhonha e Mucuri. É o caso da elaboração conjunta do plano diretor do Campus Diamantina do IFNMG e do Parque Tecnológico da UFVJM, que serão construídos em terrenos adjacentes.

Foram discutidas ações de cooperação mútua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Uma das propostas em pauta foi que o IFNMG-Campus Diamantina implante cursos técnicos que, além da consonância com os arranjos produtivos locais, sociais e culturais, sejam atrelados à demanda que será gerada com a implantação do Parque Tecnológico da UFVJM.

Cooperação acadêmica

No dia 18, um novo encontro entre dirigentes das duas instituições detalhou algumas ações que serão realizadas em parceria. Dessa vez, participaram os professores do IFNMG Rogério Murta e João Motta. A UFVJM foi representada pelos pró-reitores de Graduação, Valter Carvalho de Andrade Júnior, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Alexandre Christófaro Silva.

Entre os pontos discutidos durante a reunião e que serão colocados em prática pelas duas instituições, destaque para a realização de convênios de cooperação acadêmica e para a elaboração de documento a ser enviado à Fapemig indicando as temáticas de importância para o desenvolvimento científico e tecnológico para as regiões de abrangência das duas instituições.