Portal IFNMG - Publicado relatório de autoavaliação institucional 2010-2012 Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2013, 14h45 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2013, 08h27

Autoavaliação contemplou seis campi do Instituto

Encontra-se disponível para consulta neste portal eletrônico o relatório final do processo de autoavaliação institucional relativo ao triênio 2010-2012, desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFNMG.

O relatório registra os resultados da autoavaliação dos Campi Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas, buscando identificar suas fragilidades e as potencialidades em relação às dez dimensões avaliativas previstas na Lei nº 10.861/2004 (Lei do Sinaes). O Campus Almenara não foi avaliado, nesse momento, uma vez que até 2012 essa unidade de ensino ainda não ofertava cursos superiores.

Além das avaliações específicas dos campi, consta também, no final do documento, uma síntese da avaliação institucional contendo o resultado geral dos questionários, sistematizado em forma de gráficos, seguido da descrição das principais potencialidades e fragilidades detectadas pela equipe da CPA e as respectivas recomendações para cada dimensão avaliada.

Para o desenvolvimento da avaliação interna, a CPA adotou um trabalho de pesquisa que articulou dados estatísticos, levantados por meio de questionários, informações obtidas através de documentos da Instituição (como regimentos, projetos dos cursos, regulamentos, programas, indicadores e outros relatórios) e consultas específicas aos setores e gestores (coordenadores de curso, diretores, etc), observando-se a sua área de competência.

Os questionários foram disponibilizados em sistema on-line (software livre LimeSurvey) e aplicados aos três segmentos da comunidade acadêmica: discentes, docentes e servidores técnico-administrativos. Neste momento, os questionários foram destinados somente aos discentes dos cursos superiores, docentes que atuam ou atuaram nos cursos superiores do Instituto no período de 2010 a 2012 e servidores técnico-administrativos.

A expectativa é que, nos próximos anos, a autoavaliação contemple a participação de toda a comunidade acadêmica.

Para consultar o relatório de autoavaliação, clique aqui.

Objetivos da autoavaliação

A autoavaliação institucional é uma das etapas da Avaliação das Instituições de Educação Superior prevista no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004.

Os principais objetivos da autoavaliação consistem na ampliação de conhecimentos, questionamento sobre o conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificação das causas dos seus problemas e deficiências, ampliação da consciência pedagógica e a constante capacitação profissional dos corpos docente e técnico-administrativo. Objetiva, ainda, o fortalecimento das relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, verificação de eficácia da vinculação da instituição com a comunidade, julgamento acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos e, principalmente, prestação de contas à sociedade.

A autoavaliação institucional contempla dez dimensões avaliativas, estabelecidas pelo Art. 3º da Lei do Sinaes (Lei nº 10.861/2004), a saber: missão e plano de desenvolvimento institucional; política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão; responsabilidade social da instituição; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal, carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo; organização e gestão da instituição; infraestrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento aos estudantes e sustentabilidade financeira.

A CPA

Como comissão integrante do Sinaes, a CPA do IFNMG tem o objetivo de assegurar a condução do processo de autoavaliação da Instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para conhecer a CPA do IFNMG, clique aqui.