Portal IFNMG - Professora do IFNMG apresenta artigos nos EUA Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 16 de Abril de 2013, 13h49 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2013, 13h56

Professor Mark Allen Boyer, da Universidade de Connecticut, Carla Silva, Luciana e Matilde

A professora e coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus Araçuaí, Carla Pereira Silva, apresentou dois trabalhos na Convenção Anual da International Studies Association (ISA), nos Estados Unidos.

O evento aconteceu de 3 e 6 de abril, na cidade de São Francisco, no estado da Califórnia.

O primeiro artigo apresentado “Governança e difusão de normas para a gestão de aquíferos compartilhados: o papel do ISARM – Programa da UNESCO International Shared Aquifer Resource Management” foi escrito por Carla em co-autoria com as professoras Matilde de Souza, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Relações Internacionais da PUC-Minas, e Luciana Mendes Barbosa, egressa do Programa de Mestrado.

O segundo artigo, “Águas internacionais e os avanços nas estruturas de governança de bacias hidrográficas na América do Sul”: os casos dos rios Acre e Apa, foi escrito pelas mesmas autoras do primeiro, juntamente com Letícia Britto dos Santos e Carla Roberta Ferreira Valle.

Ambos os artigos são produtos de projeto de pesquisa financiado pela Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), pelo Edital Pesquisador Mineiro/2011, e coordenado pela professora Matilde de Souza. A professora Carla Silva, que pesquisa esses assuntos desde 2008, é pesquisadora colaboradora do projeto.

Prevenção de conflitos

“A temática abordada nos artigos apresentados é de grande importância para o futuro do nosso país, sobretudo, no que tange a discussões sobre compartilhamento de águas superficiais ou subterrâneas com países de fronteira e a potencialidade de conflito em função de tal compartilhamento de recursos hídricos”, explica Carla Silva.

Segundo ela, como medida de prevenção de conflitos ambientais potenciais, faz-se necessário o estabelecimento de padrões cooperativos de conduta, que produzam convergência de interesses e capacidade de governança compartilhada ou cooperada dos recursos transfronteiriços, como no caso do aquífero Guarani e dos Rios Acre e Apa, compartilhados pelo Brasil e outros países sul-americanos.

 

Fim do conteúdo da página