Portal IFNMG - Reunião do Conif aborda a oferta de cursos de idiomas a distância Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2013, 14h48 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2013, 14h48

Questões relacionadas ao Fórum dos Assessores Internacionais (Forinter) da Rede Federal, como a internacionalização dos institutos federais, foram pauta do primeiro dia da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que começou ontem, dia 9, em Vitória (ES).

Foram apresentados os resultados de uma pesquisa realizada pelo Fórum sobre o ensino de idiomas na Rede Federal, e as ações já realizadas, como cursos de capacitação para docentes e aplicação de testes de nivelamento e de proeficiência, realizados juntamente com o Conselho Britânico.

De acordo com a coordenadora do Forinter, Lia Pachalski, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, uma das ações é o projeto de implantação do Centro de Idiomas da Rede Federal. Também foi apresentado o e-Tec Idiomas, curso de idiomas que será ofertado a partir do segundo semestre deste ano na modalidade a distância, gratuito, para alunos e servidores dos institutos federais. O e-Tec Idiomas terá início com o curso de espanhol, mas também serão ofertados inglês e português para estrangeiros.

A coordenação do Forinter explicou que essas ações são um esforço dos institutos para preparar melhor os estudantes para os testes de proeficiência necessários para participação em programas como o Ciência Sem Fronteiras, que conta com a participação de apenas 306 alunos da Rede Federal atualmente. Também foram apontadas outras iniciativas para melhoria da infraestrutura, como salas multimídia para o ensino de línguas, mais vagas para docentes de língua estrangeira e aplicação de testes de proeficiência em todos os institutos.

O reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, participa da reunião do Conif, que vai até quinta-feira, dia 11.

Fonte: Site do Instituto Federal do Espírito Santo