Portal IFNMG - Seminário de Gestores é encerrado com propostas para a assistência estudantil na Rede Federal Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 20 de Março de 2013, 16h33 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2013, 16h34

O IFNMG foi uma das 34 instituições participantes do Seminário de Gestores de Assistência Estudantil da Rede Federal, que se encerrou hoje, dia 20, em Goiânia (GO), com a apresentação de um documento com propostas para a área de Assistência Estudantil que será encaminhado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Para elaboração do relatório de propostas, os representantes das instituições se dividiram em grupos de trabalho para análises e discussões de documentos específicos, a exemplo do Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES (em sua primeira versão e a minuta que está tramitando); Portaria da Bolsa Permanência; objetivos, princípios, equipe de apoio multidisciplinar e levantamento socioeconômico da Assistência Estudantil; Decreto do PNAES (Decreto nº 7.234/2010); questão orçamentária; dentre outros.

O documento elaborado apresenta algumas solicitações, sendo uma delas para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), no sentido que, ainda neste ano, seja feita uma complementação no orçamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), unificando o valor per capita do PNAES destinado às instituições federais.

Nesse ponto, os participantes destacaram que as demandas da assistência estudantil dos alunos da Rede Federal da EPCT são, no mínimo, iguais às dos alunos das universidades federais. “É incompreensível que os valores destinados sejam diferentes”, aponta o documento.

Conif

O relatório final do Seminário de Gestores de Assistência Estudantil da Rede Federal também trata da criação de uma Câmara Técnica e de um Grupo de Trabalho da Assistência Estudantil junto ao CONIF, como forma de auxiliar os reitores que compõem o Conselho na tomada de decisões nos diversos assuntos que envolvam esta temática.

Fonte: Site do Instituto Federal de Goiás