Portal IFNMG - Inscrições para o Ciência sem Fronteiras terminam nesta sexta, dia 25 Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 25 de Janeiro de 2013, 14h52 | Última atualização em Sexta, 25 de Janeiro de 2013, 14h52

As inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudos para estudantes brasileiros em instituições de ensino de, pelo menos, 15 países, podem ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira, dia 25, no site do programa. Os interessados podem disputar vagas de graduação-sanduíche em universidades da Suécia, Hungria, Noruega, Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido.

EUA

Para os Estados Unidos, estão disponíveis duas chamadas, uma delas específica para instituições tecnólogas. O edital específico para tecnólogos foi negociado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Os selecionados serão alocados em um dos quatro colleges que fazem parte do Consórcio NOVA (Northern Virginia Community College), importante parceiro da Rede Federal e o segundo maior college dos Estados Unidos.

Para participar da seleção, o estudante deve estar regularmente matriculado em cursos de graduação tecnológica ou engenharias das instituições da Rede Federal de Educação Profissional. Os candidatos que tiverem o mínimo de 475 pontos no Toefl Paper Based (ou equivalente) poderão iniciar as atividades em março de 2013. Os demais, que atingirem o mínimo de 400 pontos no Toefl (ou equivalente), iniciarão as atividades em julho de 2013.

A permanência do aluno nos Estados Unidos poderá se estender por até 18 meses, sendo 12 meses para realização de estudos em tempo integral e seis meses para estágio linguístico. Todas as despesas serão custeadas pelo Programa Ciência sem Fronteiras, que concederá bolsa mensal no valor de US$ 870, auxílio-instalação (US$ 1.320), auxílio-deslocamento ou passagem aérea (ida e volta), seguro saúde (US$ 70 por mês) e auxílio-material didático (US$ 1.000).

Programa

Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras já concedeu cerca de 18 mil bolsas. A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas até 2015. Serão 75 mil por parte do governo federal e o restante com ajuda da iniciativa privada. A expectativa até o fim deste ano é chegar a 20 mil bolsas, com investimento aproximado de R$ 1,12 bilhão.

O programa promove a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacionais de estudantes, professores e pesquisadores. A oferta de bolsas prevê as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação — doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.

Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o Ciência sem Fronteiras tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar, por tempo determinado, no Brasil.