Portal IFNMG - Cotas de bolsas financiadas pela Fapemig aumentam 50% para o IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 22 de Janeiro de 2013, 17h02 | Última atualização em Terça, 22 de Janeiro de 2013, 17h22

Campi já iniciaram processos de seleção de bolsistas

Depois de aumentar em mais de seis vezes, em relação a 2012, o número de bolsas de iniciação científica para alunos de cursos técnicos de nível médio financiadas pelo CNPq, o IFNMG comemora, agora, o aumento das cotas de bolsas da Fapemig.

O número de bolsas Pibic (para alunos de cursos superiores) e BIC-Jr (para nível médio) passou de 20 para 30, em cada modalidade. Ou seja, um aumento de 50% em relação ao ano passado.

As oportunidades serão distribuídas entre os sete campi, de acordo com demanda levantada pelos dirigentes de pesquisa das unidades e alguns critérios, como número de mestres e doutores, número de alunos e projetos de pesquisa do campus cadastrados na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Os alunos interessados nessas oportunidades devem ficar atentos aos processos de seleção de bolsistas, que já estão acontecendo nos campi. Os editais são publicados nas páginas eletrônicas de cada unidade dentro deste portal.

Cada campus estabelece seus prazos e critérios de seleção, conforme editais próprios. Mas, segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Rogério Mendes Murta, geralmente a seleção leva em conta critérios como o currículo do professor orientar, o currículo e o rendimento escolar do aluno que se candidata à bolsa.

Reconhecimento

O aumento das cotas de bolsas é o reconhecimento das agências de fomento em relação ao trabalho feito por professores orientadores e alunos bolsistas na área da pesquisa”, avalia Rogério Murta. Ele acredita que o aumento da produção científica do IFNMG, atestado pelas publicações, e o sucesso do I Seminário de Iniciação Científica (SIC), realizado em Salinas no início de 2012, também foram fundamentais para essa conquista. “É por esse caminho que iremos fortalecer a pesquisa no IFNMG e, num futuro breve, ofertar cursos de pós-graduação stricto sensu”, aposta.

Caminho que continua sendo trilhado, rumo ao incremento da pesquisa. E a próxima parada já está marcada: o II SIC, que acontecerá de 27 de fevereiro a 1º de março deste ano, no Campus Januária. O prazo para submissão de trabalhos é 10 de fevereiro. Leia aqui mais informações.