Portal IFNMG - Professor do IFNMG está entre finalistas de concurso nacional de tecnologias sociais Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 15 de Janeiro de 2013, 15h26 | Última atualização em Terça, 15 de Janeiro de 2013, 15h27

Destaque - foto 1

Professor Hilton e bolsistas na Feira Municipal de Arinos, com produtos de horta agroecológica

O professor Hilton Lopes Galvão, do IFNMG-Campus Arinos está entre os 64 finalistas do 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido pela Revista Fórum e a Fundação Banco do Brasil. O projeto enviado por ele foi um dos 4.695 inscritos por professores de todo o País.

Um recorde de participantes nas edições do prêmio, que tem como objetivo reconhecer iniciativas desenvolvidas em interação com a comunidade na busca de soluções simples, de baixo curto, capazes de promover transformações sociais.

Como finalista, o professor Hilton vai ganhar um tablet e participar de um seminário sobre tecnologias sociais na educação, em Brasília, em 22 e 23 de fevereiro, com todas as despesas pagas pelo concurso. Após o encontro, serão divulgados os seis vencedores que vão participar do Fórum Social Mundial na Tunísia, em março deste ano.

Nesta etapa final, Hilton concorre com outros nove finalistas, das cinco regiões do país, na categoria professores de institutos federais e escolas técnicas públicas. Os outros cinco vencedores serão escolhidos entre educadores de escolas públicas e espaços não formais.

Destaque - foto 2

Professor Sebastião apresenta cisterna de placas a turma do curso de Produção Rural do programa de educação de jovens e adultos (Proeja)

Missão social

O projeto inscrito pelo professor do Campus Arinos é resultado de trabalho desenvolvido desde 2010, com o apoio da Fundação Banco do Brasil, para implantação de um centro de referência de tecnologias sociais que deveriam ser replicadas na Microrregião do Vale do Urucuia, no noroeste de Minas Gerais.

Entre as atividades relatadas, estão a implantação da horta PAIS (produção agroecológica integrada e sustentável), de cisternas de placas para captação de água da chuva e de barraginhas, além da recuperação de áreas degradadas do Campus Arinos. Também foram mencionados o uso das tecnologias sociais implantadas no Campus em aulas práticas de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e em visitas técnicas realizadas por crianças de escolas públicas de Arinos, além da realização de dias de campo para agricultores familiares.

"Isso é importantíssimo para o cumprimento da missão do Campus Arinos em relação ao desenvolvimento sustentável da região, através do ensino, da pesquisa e da extensão", comenta Hilton Galvão. "Estamos dando o exemplo."

Todo o trabalho desenvolvido conta com apoio e participação do professor Sebastião Lourenço Henrique, responsável pelo Setor de Agroecologia do Campus Arinos. Bolsistas do curso técnico em Agropecuária, selecionados pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia, também auxiliam nas atividades.

Segundo Hilton Galvão, as tecnologias sociais e atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia do Campus Arinos foram fundamentais para garantir, no final do ano passado, mais sete bolsas do CNPq (destinada a alunos) e recursos para investimento e custeio dos trabalhos nos próximos dois anos.