Portal IFNMG - Ciência sem Fronteiras prorroga inscrições e exclui lista de cursos elegíveis Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 11 de Janeiro de 2013, 17h22 | Última atualização em Sexta, 11 de Janeiro de 2013, 17h23

Os interessados em se candidatar a uma das 200 vagas para graduação-sanduíche em instituições nos Estados Unidos têm até o dia 25 de janeiro para se inscrever. Além do novo prazo, o Programa Ciência sem Fronteiras cancelou o Anexo dos cursos de graduação listados na Chamada Pública nº 131/2012, passando a contemplar os alunos matriculados em cursos que constam no Cadastro da Educação Superior do MEC (Cadastro e-MEC). A retificação foi publicada no Diário Oficial da União de 9 de janeiro de 2013.

O edital específico para tecnólogos foi negociado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Os selecionados serão alocados em um dos quatro colleges que fazem parte do Consórcio NOVA (Northern Virginia Community College), importante parceiro da Rede Federal e o segundo maior college dos Estados Unidos.

Para participar da seleção, o estudante deve estar regularmente matriculado em cursos de graduação tecnológica ou engenharias das instituições da Rede Federal de Educação Profissional. Os candidatos que tiverem o mínimo de 475 pontos no Toefl Paper Based (ou equivalente) poderão iniciar as atividades em março de 2013. Os demais, que atingirem o mínimo de 400 pontos no Toefl (ou equivalente), iniciarão as atividades em julho de 2013.

A permanência do aluno nos Estados Unidos poderá se estender por até 18 meses, sendo 12 meses para realização de estudos em tempo integral e 6 meses para estágio linguístico. Todas as despesas serão custeadas pelo Programa Ciência sem Fronteiras, que concederá bolsa mensal no valor de US$ 870, auxílio-instalação (US$ 1.320), auxílio-deslocamento ou passagem aérea (ida e volta), seguro saúde (US$ 70 por mês) e auxílio-material didático (US$ 1.000).

Outros países

As inscrições para chamadas de graduação-sanduíche em instituições na Suécia, Hungria, Noruega, Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido também foram prorrogadas e ficarão abertas até o dia 24 de janeiro.

Retificação da Chamada Pública nº 131/2012 - graduação sanduíche nos Estados Unidos - NOVA

Inscrições e mais informações na página do Ciência sem Fronteiras na internet

Fonte: Programa Ciência sem Fronteiras