Portal IFNMG - IFNMG promoverá curso na área de energias renováveis e eficiência energética para 800 participantes, em 2022 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 13h28 | Última atualização em Quarta, 03 de Novembro de 2021, 09h06

casmpus pirapora 1.jpeg

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) teve sua proposta aprovada pelo Governo Federal e receberá R$1,6 milhão para promover cursos na área de energias renováveis e eficiência energética. A linha de fomento Qualifica Mais EnergIF, coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), será executada por meio da Bolsa Formação, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Programa EnergIF abrangerá importantes áreas temáticas, entre elas a energia eólica, energia solar fotovoltaica e biocombustíveis, capacitando, dessa forma, eletricistas de sistemas de energias renováveis.

O IFNMG foi contemplado com 800 vagas distribuídas nos seguintes munícipios: Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Teófilo Otoni. O curso será realizado presencialmente em 2022. Os editais de seleção das equipes responsáveis pelos cursos e seus participantes serão publicados em breve pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFNMG, responsável pela iniciativa.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rony Enderson, o Instituto tem trabalhado arduamente para atender às exigências da sociedade que busca profissionais capazes de atuarem em um mercado emergente. “As energias renováveis surgem como relevante opção para a mitigação da crise energética contemporânea. Dessa forma, a oferta do curso oportunizará qualificação laboral local gratuita, capacitando profissionais para atuação em um campo de trabalho que se encontra em ascensão global”, comenta o pró-reitor.