Portal IFNMG - Campus Montes Claros realiza reunião com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 09 de Julho de 2021, 17h49 | Última atualização em Sexta, 09 de Julho de 2021, 18h07
imagem sem descrição.

Na última quinta-feira (08/07/21), foi realizada uma reunião on-line que inaugurou o relacionamento do campus Montes Claros com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais. Participaram o diretor-geral do campus, Renato Cota, o coordenador de extensão, Mário Sérgio Costa, o coordenador de pesquisa, Marcos Aurélio Duarte, e o coordenador do escritório de projetos, Rafael Gonçalves. Representando o INDI, participaram o gerente de negócios, Renato Garcia, e o analista de promoção de investimentos, Caio Viana.

A reunião, articulada pelo escritório de projetos, foi uma oportunidade de apresentar ao INDI todos os serviços ofertados pelo
campus e mostrar o potencial existente para apoiar as grandes empresas que estão se instalando na região, através de projetos de ensino, pesquisa aplicada e extensão tecnológica.

O INDI

O INDI é a agência de promoção de investimento e comércio exterior de Minas Gerais e sua missão é desenvolver o estado por meio da atração de investimentos, apoio às empresas instaladas e promoção das exportações. Fundado em 1968, foi a primeira agência de promoção de investimento do Brasil, servindo de modelo para a criação de instituições similares no Brasil.

O gerente de negócios do INDI, Renato Garcia, falou sobre a atuação da instituição com empresas instaladas na região Norte de Minas e, em especial, na cidade de Montes Claros. Ele destacou os segmentos de biotecnologia e de fármacos, os quais têm recebido grandes investimentos, com instalação de novas empresas. Essas empresas são apoiadas pelo INDI, para que encontrem um ecossistema local favorável ao seu crescimento e sustentabilidade. Ainda segundo Renato Garcia, existe uma defasagem de mão de obra qualificada na região, em diferentes níveis, para atender às necessidades das empresas.

Para o diretor-geral, Renato Cota, esse relacionamento com o INDI é muito importante para ampliar o conhecimento do meio empresarial sobre os serviços do campus, e potencializar a atuação junto às empresas instaladas em Montes Claros e região. Ele afirmou também que será possível conhecer melhor as empresas e suas demandas, e ativar toda a infraestrutura e as competências existentes no campus Montes Claros para gerar alternativas e soluções.

O INDI se comprometeu em atualizar algumas informações no seu site institucional, para constar o IFNMG e os demais Institutos Federais no mapa das instituições de ensino, ciência e tecnologia do estado. Também foram feitos encaminhamentos no sentido de conectar o Escritório de Projetos do campus com empresas que estão se instalando em Montes Claros para testar modelos de interação entre o INDI, as empresas, e o campus Montes Claros.