Portal IFNMG - Última semana de inscrições para Processo Seletivo de cursos técnicos para segundo semestre de 2021 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Última semana de inscrições para Processo Seletivo de cursos técnicos para segundo semestre de 2021

Publicado: Terça, 29 de Junho de 2021, 10h44 | Última atualização em Terça, 29 de Junho de 2021, 10h55

Seguem abertas até 05/07 as inscrições do Processo Seletivo para o segundo semestre (Edital no 59/2021), com oferta de um total de 345 vagas para cursos técnicos gratuitos nas modalidades concomitante/subsequentes ao ensino médio (confira quadro de vagas abaixo). Pode candidatar-se quem está cursando o 2ª ou o 3ª ano do ensino médio em outra instituição de ensino ou que já concluiu o ensino médio. A seleção será pelas notas de Língua Portuguesa e Matemática dos anos finais Ensino Fundamental, a serem comprovadas por meio de documento oficial da escola em que o(a) candidato(a) cursou. 

As vagas são para cursos presenciais nos campi Januária, Montes Claros e Pirapora e para curso a distância ofertado pelo Centro  de  Referência e Formação a Distância (Cead). No caso dos cursos presenciais, enquanto durar a situação da suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por formulário eletrônico disponível na página da Fundação CefetMinas. Na momento da inscrição, os(as) candidatos(as) devem fazer opção por apenas um curso, preencher as informações solicitadas, incluindo as do formulário socioeconômico, e anexar o documento comprobatório das notas escolares, que serão usadas como critério de seleção (confira passo a passo para inscrição abaixo).

Em virtude das condições sanitárias impostas pela covid-19, o IFNMG não oferecerá computadores para realização de inscrições em suas unidades de ensino.

Seleção

Ainda devido à pandemia, o Instituto não realizará prova de seleção. Os(as) candidatos(as) serão selecionados(as) por meio da análise do desempenho escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática (ou disciplinas equivalentes) cursadas no ensino fundamental II, no 7º, 8º e 9º anos, com os respectivos pesos (conforme definido no edital de seleção para cada curso). Para quem concluiu o ensino fundamental antes da implementação da Lei 11.274/06, que ampliou a etapa de oito para nove anos, a seleção será realizada pelas notas do 6º, 7º e 8º anos.

Para comprovar suas notas nessas séries e disciplinas, o(a) candidato(a) deve anexar ao formulário de inscrição o histórico escolar ou documento equivalente (certificado, diploma ou declaração, conforme anexo II do edital de seleção). Não será necessário que ele(a) insira suas notas manualmente, a própria Fundação CefetMinas irá lançar as notas a partir do documento anexado. 

O procedimento de classificação será realizado pela Fundação CefetMinas, com base no documento apresentado pelo candidato. Será adotada uma escala padrão de 0 (zero) a 100 (cem), fazendo, quando necessária, a devida correspondência proporcionalmente entre as escalas, para os casos em que a instituição de ensino adotar escala diferente e não informar sua equivalência na escala padrão. É o caso, por exemplo, das escolas que adotam conceitos, em vez de notas. 

Reserva de vagas

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda (com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, o que corresponde a R$ 1.650 por cada pessoa da família), autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do candidato via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.

Heteroidentificação

Uma das novidades desta edição do Processo Seletivo do IFNMG será a inclusão de procedimentos para fins de heteroidentificação. Esses procedimentos serão adotados para confirmar a autodeclaração feita por candidatos pretos e pardos durante a inscrição, com a finalidade de concorrer às cotas. Os candidatos autodeclarados pretos e pardos, classificados dentro do limite de vagas dessas cotas ou em lista de espera, deverão submeter-se ao processo antes da matrícula, para validação da autodeclaração étnico-racial.

A validação de raça, cor e etnia será feita por uma Comissão de Heteroidentificação constituída em cada campus, com base, excusivamente, no fenótipo, que é o conjunto de características físicas do indivíduo, e não na sua ascendência, ou seja, nos pais, avós ou bisavós.

Se o candidato não se submeter ao procedimento de heteroidentificação, terá sua matrícula recusada para a vaga reservada à qual se inscreveu. Se for detectada falsidade na autodeclaração de pretos e pardos, além de ser eliminado do Processo Seletivo, o eandidato estará sujeito às penalidades legais.

Resultados e matrículas

Encerradas as inscrições, no dia 06/07, o IFNMG publicará a lista preliminar dos candidatos inscritos no Processo Seletivo. O resultado preliminar na seleção será divulgado em 15/07. Em relação a essas duas etapas, cabem recursos por parte dos(as) candidatos(as). O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 20/07. A matrícula dos aprovados dentro do limite de vagas acontecerá a partir de 21/07, de acordo com o cronograma de cada campus e do Cead.

Mais informações e dúvidas

Todas as informações sobre o Processo Seletivo (cronograma, distribuição das vagas, orientações para inscrições, regras da seleção) estão detalhadas no Edital e seus respectivos anexos, publicados na página do Processo no portal do IFNMG e na página da Fundação CefetMinas, onde também está disponível o formulário de inscrição.

O canal para esclarecer dúvidas é o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Passo a passo para inscrição:

1- Acesse a na página da Fundação CefetMinas.

2- Clique no botão "Fazer inscrição" e será direcionado(a) para a página de login. Se for o primeiro acesso à página, cadastre-se, digitando suas informações pessoais. Lembre-se: o número de CPF é obrigatório.

3 - Ao fazer login, você será direcionado(a) para o formulário de inscrição. Selecione o campus e o curso pretendidos.

4- Anexe o histórico escolar ou documento comprobatório das notas escolares exigidas como critério de seleção. Pode ser histórico escolar ou documento equivalente (certificado, diploma ou declaração, conforme anexo II do edital de seleção). OBS: O documento comprobatório deverá conter o nome completo do(a) candidato(a), a identificação da instituição de ensino, o carimbo e a assinatura do(a) responsável por essa instituição de ensino. Deve ser digitalizado (fotografado ou escaneado) na íntegra, em frente e verso, se houver. O documento deve estar legível e ter, no máximo, 10 MB, em formatos PDF/JPEG/JPG/TIFF/PNG.  

5 - Preencha os demais campos do formulário de inscrição (incluindo o questionário socioeconômico) e finalize a inscrição.

OBS: O correto preenchimento do formulário de inscrição e a digitalização e envio do histórico escolar são responsabilidade do(a) candidato(a). Uma vez preenchido e enviado o formulário, o(a) candidato(a) não conseguirá realizar alterações na sua inscrição. Para correção de dados e opções, o(a) candidato(a) deverá enviar e-mail para a central de atendimento da Fundação CEFETMINAS, no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando nome completo, CPF e solicitando a exclusão da inscrição, para que o sistema seja liberado para realização de nova inscrição, até o final do prazo (05/07). 

Veja o passo a passo no vídeo abaixo:

  

Cursos/vagas por campus:

Unidade

Curso

Modalidade

Turno

Duração

Vagas

Campus Januária

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Concomitante/subsequente

Noturno

1,5 ano

25

Campus Montes Claros

Técnico em Eletrotécnica

Concomitante/subsequente

Noturno

2 anos

40

Técnico em Segurança do Trabalho

Concomitante/subsequente

Noturno

2 anos

40

Campus Pirapora

Técnico em Edificações

Concomitante/subsequente

Noturno

2 anos

40

Técnico em Informática

Concomitante/subsequente

Vespertino

1,5 ano

40

Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD)

Técnico em Serviços Jurídicos

(integralmente na modalidade a distância)

Concomitante/subsequente

Não se aplica

2 anos

160

Fim do conteúdo da página