Portal IFNMG - Na reta final das Eleições IFNMG 2020, candidatos a reitor realizam debate com transmissão ao vivo, no dia 10/08 Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sábado, 08 de Agosto de 2020, 14h30 | Última atualização em Sábado, 08 de Agosto de 2020, 14h30

Será realizado na próxima segunda-feira, 10/08, às 19h, o debate entre os candidatos ao cargo de reitor do IFNMG, para o mandato 2020-2024, o professor Cláudio Roberto Ferreira Mont'Alvão e a professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva. O debate acontecerá de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet, e será transmitido, em tempo real, para toda a comunidade acadêmica, via canal do IFNMG no Youtube.

A organização do debate é de responsabilidade da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação (CIS/PCCTAÉ) e das representações estudantis. A moderação será feita pelo relações públicas e coordenador da Coordenação de Comunicação da Reitoria do IFNMG, Bráulio Quirino Siffert. Todo o debate contará com interpretação em LIBRAS.

O debate

O tempo de duração previsto para o debate é em torno de 1h45m. Serão quatro blocos, iniciando com a apresentação dos candidatos. No segundo bloco, eles responderão perguntas sobre os seguintes temas: Ensino, EAD, Pesquisa e Inovação, Extensão, Gestão, Assistência Estudantil, Combate às Opressões e Recursos Humanos. As perguntas foram extraídas de consulta pública realizada com a comunidade do IFNMG, por meio de formulário eletrônico, para levantar as questões mais relevantes para o futuro da Instituição. O terceiro bloco do debate será de perguntas livres entre os candidatos e o quarto, de considerações finais.

"O debate é o momento do eleitor, seja ele docente, discente ou TAE, tirar dúvidas sobre o programa de trabalho de cada candidato, avaliar suas propostas para os problemas apresentados, analisar seu comprometimento, sua experiência e postura diante das demandas da comunidade acadêmica", avalia a servidora Patrícia Teixeira Sampaio, membro da CPPD do Campus Avançado Porteirinha e uma das organizadoras do debate.

Propostas e votação

Para conhecer melhor os candidatos, não apenas ao cargo de reitor, mas também de dirigentes dos campi, os eleitores também podem conferir na página www.ifnmg.edu.br/eleicoesifnmg2020 a foto, o currículo, os contatos (telefones, e-mails, sites e redes sociais) e o programa de trabalho de cada um. Conhecer os candidatos e comparar as propostas pode auxiliar os eleitores a fazerem escolhas conscientes e alinhadas com suas convicções pessoais e expectativas em relação ao IFNMG.

A votação eletrônica online para todos os cargos será na próxima quarta-feira, dia 12/08, das 9h às 21h. As urnas referentes a cada unidade (Reitoria, CEAD e campi) e segmento (técnico-administrativo, docente e discente) ficarão disponíveis no www.ifnmg.edu.br/eleicoesifnmg2020.