Portal IFNMG - Alunos do Campus Avançado Janaúba conquistam 11 medalhas nas Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 16h52 | Última atualização em Quinta, 26 de Novembro de 2020, 16h53

Na terceira edição das Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), ocorrida neste ano de 2020, 128 alunos do IFNMG - Campus Avançado Janaúba participaram da competição, alcançando o resultado de 04 medalhas de prata, 7 medalhas de bronze e 16 menções honrosas.

- Prata: Marcos Túlio Barbosa Abreu, Cauan de Paula Souza, Rayssa Leticia Meira de Abreu Barbosa e Gabriel Ferreira dos Anjos.
- Bronze: Euza Maria Souza Alves, Zaion Costa Ramos, Milton Junio Jacome de Araújo, Carolina do Vale Afonso Ribeiro, Mariana Ribeiro Rezende, Esther Vieira Borges e Bárbara Eliza Braga Nobre.
- Menção honrosa: Bruno Henrique Nogueira da Silva, Évelly Celaine Jesus Silva, Luiz Gustavo Gomes de Araújo, João Pedro da Silva Gonçalves, Sabrina Alves de Araújo, Michele Santana de Menezes, João Pedro Soares Aguiar, Adrielle Thalita Rodrigues Nunes, Maria Eduarda Gomes de Oliveira, Kauã Henrique Silva Ribeiro, Maria Fernanda Soares, Arthur Miranda Dias Lima, Maria Fernanda Alves Mendes, Letícia Renata Santos, João Emanuel Oliveira de Souza e Geissi Éllen Medeiros Cangussu.

De modo geral, os alunos de todo o IFNMG conquistaram 04 medalhas de ouro, 33 medalhas de prata, 49 de bronze e 72 menções honrosas. Além dos alunos de destaque, a representatividade do IFNMG em número de participantes também chamou a atenção. Dos 5217 alunos que fizeram a prova, 805 alunos eram do IFNMG, mais de 15% dos participantes da OMIF. “Nossa Instituição foi a que teve maior número de participantes. Essa representatividade nos enche de orgulho”, comenta a professora Marineide, docente do Campus Avançado Janaúba.

Em 2020, devido à pandemia de Covid-19,  a OMIF/2020 foi realizada totalmente online. Houve apenas uma prova objetiva de 1ª fase, realizada em outubro, baseada no tema “A matemática está em tudo” e com questões que abordaram a perspectiva de outras áreas do conhecimento, das exatas, humanas e linguagens. Foram 15 questões, com cinco alternativas cada, divididas em três níveis de dificuldade, e totalizando 60 pontos. A 2ª fase, realizada no último final de semana, foi o evento com palestras, minicursos, oficinas e atividades culturais.

Atividade cultural
Musical: voz e violão, com Luana e Tom, ex-alunos do Campus Avançado Janaúba

Participaram da OMIF alunos de todo o país, regularmente matriculados no ensino técnico integrado ao ensino médio e do ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA) das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica.

Com a propriedade de quem tem 20 anos de experiência no ensino da Matemática, seis deles no IFNMG, Marineide afirma que a participação dos estudantes em olimpíadas de conhecimento na área, a exemplo da OMIF, é importante para estimular o interesse pela matéria e promover os estudos, podendo contribuir para a redução de déficits no aprendizado e melhorar o desempenho na escola. Além disso, ela destaca a capacidade do evento de aproximar os estudantes de diversas partes do país, promovendo a troca de experiências e a interação entre as culturas.

Além de preparar o aluno para enfrentar futuras seleções, o bom desempenho de alunos em olimpíadas de matemática já é requisito para acesso à educação superior. A professora Marineide cita o exemplo do IFSULDEMINAS, que aceita a OMIF como forma de ingresso em seus cursos superiores.