Portal IFNMG - Divulgado Guia para o Ensino Remoto na Pandemia desenvolvido por docentes do IFNMG Campus Diamantina Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 14h29 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 14h36

A necessidade de adequar o trabalho didático-pedagógico das salas de aula às medidas de isolamento social em enfrentamento ao Novo Coronavírus, levaram docentes do IFNMG a desenvolver um material de apoio voltado especialmente a docentes do Ensino Médio que atuam na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o “Guia para o Ensino Remoto na Pandemia: Tecnologias Auxiliares”. A proposta é que o Guia permita o melhor desenvolvimento do ensino remoto, neste contexto emergencial, apresentando diversas sugestões de tecnologias auxiliares para professores. O material apresenta, assim, uma seleção de sites e aplicativos gratuitos e de alta qualidade, elaboradas sobre os pressupostos do ensino remoto, que auxiliam na escolha de tecnologias digitais, bem como na construção de metodologias que propiciem maior interatividade entre professores e alunos.

A ação foi desenvolvida pelos professores do IFNMG Campus Diamantina, Bruno Lopes, Janainne Nunes e Ramony Oliveira. Diante da interrupção abrupta das atividades escolares presenciais no Brasil, devido à pandemia da Covid-19, quando milhões de estudantes precisaram ficar em casa e o cotidiano de toda comunidade escolar foi radicalmente alterado, os professores observaram que os processos de ensino e aprendizagem apropriaram-se do modelo remoto, em escalas não testadas e sem precedentes. Segundo eles, com a inadequação da sala de aula neste momento de isolamento social, muitos profissionais que estavam habituados ao formato tradicional do ensino, bem como à interação mais próxima na relação professor/aluno desenvolvida no contexto da sala de aula, depararam-se com um verdadeiro desafio.

A partir desse cenário, vislumbrou-se a necessidade de realizar uma curadoria e o compartilhamento de informações e iniciativas exitosas que oportunizassem a escolha satisfatória de ambientes e plataformas virtuais, assessorando os professores no processo de mediação pedagógica remota. Não se trata, nesse sentido, de entender que o Guia ou a implementação emergencial do Ensino Remoto viria substituir o ensino presencial, mas propiciar formas adequadas de alcançar os objetivos pedagógicos nesse momento. Como comentam os professores responsáveis pela ação, “com a migração forçada para o modelo remoto, acreditamos que o suporte de plataformas virtuais como recurso pedagógico possam contribuir como tecnologias auxiliares no processo de ensino-aprendizagem, em um novo modelo educacional capaz de ampliar substancialmente os estímulos cognitivos na apresentação dos conteúdos curriculares e a interação professor/estudante, e, assim contribuir para uma construção significativa educacional”.

O “Guia para o ensino remoto na pandemia: tecnologias auxiliares” já está disponível para download e foi realizado no âmbito do Projeto de Pesquisa, em interface com a Extensão, “Medidas de apoio e suporte propostas pelo IFNMG Campus Diamantina em atenção à comunidade local para o enfrentamento da COVID 19”, aprovado pelo edital 21/2020 da PROPPI/PROEX do IFNMG e desenvolvido no IFNMG Campus Diamantina.

Acesse o material e conheça melhor plataformas gratuitas que podem assessorar professores nos processos de mediação junto aos alunos, construindo uma educação de qualidade, em respeito às medidas de enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus.

Guia para o Ensino Remoto na Pandemia: Tecnologias Auxiliares