Portal IFNMG - O IFNMG Campus Diamantina ajuda a desenvolver Feira Online para Cooperativa da Agricultura Familiar Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

O IFNMG Campus Diamantina ajuda a desenvolver Feira Online para Cooperativa da Agricultura Familiar

Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 18h36 | Última atualização em Segunda, 13 de Julho de 2020, 17h51

feira arquitetura

Para enfrentar os efeitos da Covid-19, produtores do município de Diamantina-MG descobriram que juntos são mais fortes e se uniram, com o auxílio de outros apoiadores, para fundar a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Diamantina. A iniciativa contou com o suporte do IFNMG Campus Diamantina, que tem trabalhado na implementação do E-commerce desses alimentos e na divulgação da Feira.
Desde o registro dos primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus, em dezembro de 2019, o contágio pela Covid-19 se deu de maneira célere no mundo e em um curto período de tempo a doença alcançou abrangência mundial. Um cenário que mudou drasticamente a rotina de milhares de famílias brasileiras pela necessidade de distanciamento social e adoção de medidas sanitárias mais rígidas, enquanto medidas importantes para a redução dos índices de contágio. Situação que impactou significativamente nas atividades econômicas do país, quer seja nos processos de produção ou na maneira de efetuar as transações comerciais, atingindo em cheio os produtores da agricultura familiar, pela impossibilidade de comercializar seus produtos nas tradicionais feiras realizadas na cidade de Diamantina-MG.
Vale destacar que as transações comerciais realizadas pela agricultura familiar constituem uma importante fonte de renda e desenvolvimento socioeconômico. E atualmente, o setor responde pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros e contabiliza 77% dos empregos agropecuários no país (Campos e Vilar, 2019). Um processo produtivo que não se restringe a benefícios econômicos, mas abrange cuidados com a biodiversidade e a saúde da população, pois envolve técnicas de plantio e cultivo que não fazem uso de agrotóxicos e têm como consequência maior preservação ambiental.
Diante desse contexto, o desenvolvimento do portal de E-commerce tornou-se uma das ações do projeto de pesquisa com interface na extensão “Medidas de apoio e suporte propostas pelo IFNMG campus diamantina, em atenção à comunidade local para o enfrentamento da covid-19” em desenvolvimento pelo IFNMG Campus Diamantina. Proposta que contou com o suporte tecnológico do professor Alyson Trindade e aliou o desenvolvimento tecnológico com vistas ao atendimento das necessidades da comunidade. Uma vez que a reestruturação dos hábitos, demandados pela pandemia, exigiu novas formas de atingir o consumidor, garantindo assim, a renda familiar desses produtores que tanto contribuem com o desenvolvimento socioeconômico da região.
Valorizar os pequenos agricultores, neste momento de distanciamento social e de suspensão das feiras de rua, tem sido algo fundamental. Muitas famílias têm trabalhado, arduamente, pela manutenção de sua renda e dependem, sobretudo durante a pandemia, do apoio de toda comunidade de Diamantina e região. Quer apoiar essa iniciativa? Encha seu carrinho virtual e receba suas compras em casa pelo site. Os produtos são sem agrotóxicos e serão entregues com segurança em sua casa: https://diamantina.feiradaagricultura.com.br/

feira2

REFERÊNCIAS
CAMPOS, M., VILAR, R.; Agricultura familiar, a solução para os nossos pepinos. Disponível em <https://www.greenpeace.org/brasil/blog/agricultura-familiar-a-solucao-para-os-nossos-pepinos/> Acesso em 6 de julho de 2020

Fim do conteúdo da página