Portal IFNMG - Servidores e alunos: confiram orientações para participar das eleições do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Servidores e alunos: confiram orientações para participar das eleições do IFNMG

Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2020, 08h59 | Última atualização em Quinta, 06 de Agosto de 2020, 09h43

As eleições para reitor e dirigentes dos 11 campi do IFNMG, para o mandato 2020-2024, acontecerá na próxima semana. A votação eletrônica online para todos os cargos será na próxima quarta-feira, dia 12/08, das 9h às 21h. Para garantir que toda a comunidade acadêmica tenha condição de participar, os campi do IFNMG e a Reitora manterão, pelo menos, um local de votação aberto a seus respectivos eleitores.

Poderão participar servidores docentes e técnico-administrativos em Educação pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente, além de alunos matriculados no IFNMG nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância (alunos de cursos FIC não votam). Confira aqui as listas preliminares de eleitores aptos a votar. As listas oficiais serão publicadas no dia 11/08, no www.ifnmg.edu.br/eleicoes2020.

O acesso à urna eletrônica será pelo endereço www.ifnmg.edu.br/eleicoes2020, apenas no dia e horário de votação. O eleitor deve selecionar a urna referente a sua unidade e depois segmento: docente, técnico-administrativo em Educação ou discente. Para os alunos, acesso é o mesmo utilizado para entrar no Sistema Acadêmico Cajuí (para dúvidas sobre forma de acesso, confira orientações aqui). Os servidores devem usar o mesmo usuário e senha dos sistemas do IFNMG.

Os eleitores de campus terão direito a dois votos: um para o cargo de diretor-geral, no caso de campus, ou diretor, no caso de campus avançado; e outro para reitor. Cada eleitor do CEAD e da Reitoria votará apenas para o cargo de reitor. Depois de depositar a cédula na urna eletrônica e confirmar o voto, o eleitor receberá, na tela, um código rastreador de cédula, que é o seu comprovante de votação. Se quiser conferir depois, precisa salvá-lo.

Em caso de dúvida, o eleitor deverá encaminhar mensagem para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Em quem votar

Antes de votar, no entanto, é importante que servidores e estudantes do IFNMG conheçam os candidatos e suas propostas, para ajudar numa escolha consciente. Na página www.ifnmg.edu.br/eleicoes2020, o eleitor encontra fotos, currículos, contatos e programas de trabalho dos candidatos a reitor e a dirigente de campus.

A participação nas eleições é facultativa, ou seja, cada membro da comunidade acadêmica com direito a voto decide se quer participar ou não. Deve pesar na decisão, no entanto, a oportunidade que cada um tem de ajudar a eleger, para os próximos quatro anos, propostas alinhadas com as suas convicções e expectativas em relação ao IFNMG.

Debate

No dia 10/08, próxima segunda-feira, os eleitores do IFNMG terão outra boa oportunidade para conhecer e confrontar as propostas dos dois candidatos ao cargo de reitor, que participarão de um debate a partir das 19 horas, no canal do IFNMG no YouTube.

Confira abaixo o vídeo com orientações gerais sobre como, em quem e por que votar: